Instituição suspendeu as aulas nesta quarta-feira em sinal de luto e homenagem à educadora. Centro Espírita Amor ao Próximo também lamentou a morte de Helenice.
O Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, em Leopoldina, comunicou com profundo pesar o falecimento de Helenice da Cruz Machado Bella, primeira diretora e uma das fundadoras da instituição. Em respeito à memória da educadora, o Conservatório informou que não haverá aulas nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, como forma de luto e homenagem.
Professora de piano, Dona Helenice foi uma das principais responsáveis pela criação do Conservatório em 1953, deixando um legado marcado pela dedicação, disciplina e amor à música. Sua atuação foi fundamental para consolidar o ensino musical em Leopoldina e inspirar gerações de alunos e professores.
Em nota, o Conservatório destacou que sua trajetória permanece viva “nas notas e nos corações de todos que aqui aprendem e ensinam”, reafirmando que o nome de Helenice Bella é sinônimo de compromisso com a educação e com a arte. “Que sua melodia permaneça viva em cada acorde que ressoa em nossa escola”, diz o texto divulgado pela instituição.
Natural de Leopoldina, Helenice nasceu em 1º de novembro de 1937, filha de Átila Lacerda da Cruz Machado e Herondina Domingues da Cruz (Dona Didina). Casada com o Professor Wanderley Bella, já falecido, Helenice teve os filhos Victor, Wanice e Átila.
De acordo com informações obtidas pela Redação do Jornal, o velório da professora Helenice será realizado nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, na Capela Mortuária do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, das 8:00 às 10:00.
O Centro Espírita Amor ao Próximo (CEAP) de Leopoldina também lamentou a morte de Helenice. Confira abaixo:
NOTA DE PESAR
“É com o coração fraternalmente unido e a serenidade da fé que a família do Centro Espírita Amor ao Próximo (CEAP) de Leopoldina comunica o retorno à Pátria Espiritual da nossa amada irmã DONA HELENICE DA CRUZ MACHADO BELLA. Dona Helenice dedicou longos anos de sua vida à causa do Evangelho e da Doutrina Espírita. Sua jornada foi marcada pela entrega incondicional ao CEAP, onde serviu com amor e discernimento como Presidente por muitos anos, e também como dedicada Diretora do Departamento Mediúnico. Atualmente, era uma de nossas Oradoras nas Palestras de Terça-feira, além de ter realizado inúmeros trabalhos na divulgação do Evangelho em nossos cursos espíritas. Reconhecemos e honramos a imensa contribuição e o legado de luz deixado por Dona Helenice em nossa Casa. Neste momento de transição, elevamos nosso pensamento em prece, pedindo a Deus e aos Benfeitores Espirituais que a acolham com a imensa luz que ela distribuiu em vida, e que consolem e fortaleçam sua família consanguínea e a todos que a amavam. Gratidão eterna pela seu exemplo de fé, trabalho e amor ao próximo. ‘O amor não tem adeus, apenas o até breve no Reino da Vida.’ Com fraterno amor, Família CEAP Leopoldina”

O Jornal O Vigilante Online se solidariza com familiares, amigos, alunos e toda a comunidade do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado neste momento de luto.
Jornal O Vigilante Online
















