O curso é promovido pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Leopoldina, e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3441-2491.

De 27 a 29 de outubro, produtores rurais de Leopoldina e região poderão fazer o curso gratuito de Operações Básicas de Aeronave Não Tripulada – Drone, asas rotativas. As aulas são oferecidas pelo Sistema Faemg Senar, por meio do Sindicato Rural de Leopoldina, dentro do programa de Formação Profissional Rural (FPR). Podem participar também trabalhadores do campo e estudantes de áreas relacionadas à agropecuária.
A aeronave não tripulada, conhecida como drone, é um equipamento simples, cada vez mais acessível financeiramente e que tem uma possibilidade de uso diversa. No campo, já faz tempo que os produtores descobriram nessa tecnologia uma aliada. “O drone vai auxiliar desde o plantio, na análise da lavoura, ajudar a identificar pragas ou outros problemas, até com animais, na contagem de gado, por exemplo, análise de bem-estar do rebanho, ajuda na procura por um animal que fugiu. São muitas possibilidades”, explica o instrutor de drone do Sistema Faemg Senar Marcos Luiz Souza.
Mesmo com tantas vantagens, muitas propriedades ainda não utilizam a ferramenta e o motivo é a falta de profissionais capacitados no mercado. Entre os diversos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) oferecidos pelo Senar, destaca-se o de Operações Básicas de Drones – asa rotativa. As aulas são teóricas e práticas, durante três dias e ensinam as principais ferramentas para utilização correta do equipamento, além de legislação, documentos necessários para operar o sistema, como obter cadastro junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre outros pontos importantes.

Para se inscrever, é preciso entrar em contato com o Sindicato Rural de Leopoldina pelo telefone (32) 3441-2491. Mais informações sobre esse e outros cursos oferecidos para produtores rurais no site faemg.org.br.
Jornal O Vigilante Online com Sistema Faemg Senar/Carla Arantes

















