Canoagem entre Goianá e Rio Novo homenageia Nossa Senhora Aparecida e mobiliza fiéis
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Canoagem entre Goianá e Rio Novo homenageia Nossa Senhora Aparecida e mobiliza fiéis

Canoagem entre Goianá e Rio Novo homenageia Nossa Senhora Aparecida e mobiliza fiéis
Divulgação

Fiéis dos municípios de Rio Novo e Goianá, se reuniram neste 12 de outubro para mais um dia de homenagens a Nossa Senhora Aparecida.

O ponto alto do evento é a canoagem dedicada à padroeira do Brasil, em uma grande procissão de canoas e caiaques que leva a imagem da santa até a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio Novo.

A previsão era de quase 200 embarcações e quase 400 participantes somente sobre as águas do rio. No caminho, no entanto, são outras centenas de católicos reunidos para acompanhar o cortejo.

“O percurso dentro do rio é em torno de 14 km, e a gente demora em torno de 4 horas. A gente sai de Rio Novo, de carro, às 6h, leva a imagem até a cidade de Goianá. Somos recebidos pela população, recebemos a bênção do padre e vamos nos acomodando nas embarcações. No trajeto tem banda de música e muitas orações”, explicou Kilda Gonçalves, uma das organizadoras.

continua depois da publicidade



“Já em Rio Novo, somos recebidos pelo padre local em um momento muito bonito, com várias pessoas nos esperando para seguirmos em procissão até a Matriz para levar a imagem”.

Conforme ela, são 26 anos de celebração, iniciada quando um grupo de seis amigos se reuniu para fazer a limpeza do rio. “O pessoal das fazendas e alguns pescadores locais se reuniram, aproveitando justamente a data do dia 12, quando Nossa Senhora foi encontrada nas águas. Hoje, a canoagem virou um evento grandioso”, disse.

“Quando passamos com a imagem às margens do rio, existe todo tipo de homenagem e agradecimento à nossa mãezinha. Celebramos com fé e gratidão a nossa padroeira. São 26 anos de emoção, conduzindo a imagem com devoção e esperança. Cada remada é uma oração”.

Preparação e confraternização

Atualmente, além de participantes de Rio Novo e Goianá, a canoagem reúne fiéis de outras cidades da região, como Guarani, Piraúba, Ubá, São João Nepomuceno, Juiz de Fora, Cataguases, Ipatinga e Três Rios.

A preparação começa muito antes do 12 de outubro, com mutirão de limpeza no rio, para retirada de galhos e outros detritos que possam atrapalhar a passagem dos remadores.

Os fiéis também realizam bingos para arrecadação de alimentos, para que o dia festivo possa ter lanche e almoço de confraternização. “A gente serve, no decorrer do trajeto, um lanchinho para todos dentro do rio. Organizamos também um almoço, com refrigerante e sobremesa, tudo gratuito”, explicou.

“Contamos muito com a ajuda das pessoas, que fazem doações de alimentos, trabalham na cozinha e ajudam em tudo que é preciso. É um evento muito alegre, bonito e com muita gente disposta a ajuda e participar”.

Para ela, é a fé que envolve todos. “É a gratidão por uma graça ou por uma intenção. É um dia lindo e emocionante. É muito bonito ver a união é a devoção das pessoas”.

Jornal O Vigilante Online com G1 Zona da Mata

Leia também



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida