Cataguases sedia seminário sobre atuação integrada em eventos climáticos severos
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Cataguases sedia seminário sobre atuação integrada em eventos climáticos severos

Cataguases sedia seminário sobre atuação integrada em eventos climáticos severos
Divulgação

Mais de 150 representantes de órgãos públicos, concessionárias e instituições regionais participaram do encontro promovido pela Energisa.

Nesta terça-feira, dia 7 de outubro, a Energisa Minas Rio realizou o Seminário Regional de Atuação Preventiva em Eventos Climáticos Severos. O encontro teve como principal objetivo fortalecer parcerias e alinhar estratégias de prevenção e resposta diante de fenômenos como chuvas intensas, ondas de calor e queimadas, que têm se tornado cada vez mais frequentes e impactantes. O evento reuniu representantes de diversos órgãos públicos e instituições da região, entre eles aDefesa Civil, Corpo de Bombeiros, além de agentes públicos de prefeituras e Câmaras da região. 

A preocupação com os impactos causados por chuvas intensas, ondas de calor, queimadas e outros fenômenos extremos foi o foco principal do evento. Para enriquecer as discussões, o seminário contou com palestrantes de instituições de grande relevância nacional, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (CINDEC) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

Uma das participações de destaque no seminário foi da meteorologista Ana Paula Paes, especialista em Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e consultora da Energisa. Ela apresentou um panorama das previsões para os próximos meses e alertou sobre os riscos que podem afetar diretamente a população e os serviços essenciais.  

continua depois da publicidade



“A previsão para os próximos meses aponta chuvas acima da média, com possibilidade de eventos intensos que podem impactar diretamente comunidades. Esse período já costuma registrar um aumento no volume de tempestades, e as temperaturas devem permanecer elevadas”, afirma. 

Diante desse cenário, a Energisa reforçou como funciona o seu plano de contingência, que reúne ações estratégicas para garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de energia. Entre as medidas estão o monitoramento climático em tempo real com a ferramenta NetClima, o apoio de especialistas em previsão do tempo, a realização de simulações práticas para treinar as equipes, e a atuação contínua dos profissionais nos Centros de Operações Integrados, que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Durante o seminário, o gerente de Operação da Energisa Minas Rio, Filipe Dini, reforçou a importância da colaboração entre os órgãos públicos e a empresa para enfrentar os desafios climáticos com eficiência. 

 “A Energisa conta com um plano operacional de contingência, ações de manutenção da rede e a organização de células de atuação preventiva, com foco em preparar nossas equipes para uma resposta rápida em campo durante eventos climáticos severos, especialmente na recomposição do sistema elétrico”. 

Filipe também destacou os benefícios da realização do seminário para a construção de uma rede de apoio mais forte e integrada. “A integração com os órgãos públicos é fundamental e, a cada ano, o seminário fortalece essas parcerias, tornando a operação mais dinâmica e eficiente. Isso contribui diretamente para a redução dos impactos e reforça nosso compromisso de distribuir energia elétrica com qualidade e segurança para toda a comunidade”, concluiu. 

Em entrevista ao Jornal O Vigilante Online no Centro de Operação Integrado da Energisa, em Cataguases, o gerente de Operação da Energisa Minas Rio, Filipe Dini, comentou sobre a importância da realização do Seminário e destacou a mobilização das equipes e ferramentas da empresa, 24 horas por dia.

A população também pode ajudar com atitudes simples. 

Durante tempestades: 

  • retire os aparelhos eletrônicos das tomadas, como TVs, computadores e carregadores; 
  • evite encostar em objetos metálicos ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras; 
  • se estiver na rua, procure abrigo seguro e não se aproxime de fios caídos ou postes danificados. 

Em caso de emergência, você pode entrar em contato com a Energisa pelos seguintes canais: 

Leia também



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida