De outubro a dezembro, moradores terão acesso a serviços odontológicos, oftalmológicos e nutricionais na Praça Félix Martins, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.



Com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar de mineiros e mineiras, projetos itinerantes do Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, serão realizados no município de Leopoldina.
Nos meses de outubro, novembro e dezembro as unidades móveis vão oferecer: OdontoSesc, tratamentos odontológicos de baixa e média complexidade (de 15/10 a 08/12/2025), consultas e exames oftalmológicos (de 02/10 a 29/10/2025) e avaliações de bioimpedância e orientações nutricionais (nos dias 16/10 a 29/10/2025).
As unidades móveis ficam estacionadas na Praça Félix Martins e o atendimento será voltado a pacientes direcionados pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme lista de espera e critérios de atendimento do SUS.
Os atendimentos em saúde integram as atividades do Programa Fecomércio MG na Rua, evento itinerante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. Todas as unidades contam com infraestrutura climatizada, são dotadas de acessibilidade e utilizam equipamentos modernos e de alta performance.
Equipes qualificadas prestam atendimentos totalmente humanizados e desenvolvem ações de educação com foco na prevenção e na promoção da saúde. Saúde Bucal Dedicada à assistência odontológica, a unidade OdontoSesc atende, em cerca de 60 dias, a 130 pacientes, aproximadamente.
A iniciativa impacta positivamente a vida de milhares de trabalhadores e trabalhadoras do comércio e de cidadãos e cidadãs de modo geral, pois leva não apenas tratamento odontológico, mas também ressalta a importância do cuidado com a saúde bucal para a qualidade de vida.
Atendimentos oftalmológico e nutricional
Para contribuir com a melhoria da assistência à saúde dos olhos da população mineira, o MedSesc Oftalmologia estará na cidade por 30 dias, realizando cerca de 350 consultas e exames, como tonometria e autorrefração computadorizadas, que incluem refração, fundo de olho e biomicroscopia.
Já por meio da equipe de Nutrição do Sesc em Minas, também serão oferecidas mais de 160 avaliações de bioimpedância, que analisa o percentual de gordura e massa muscular das pessoas e oferece orientações nutricionais para tratar de hábitos alimentares e buscar mais saúde e qualidade de vida.
Sesc em Minas
Há mais de 70 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Por isso, embora as atividades sejam destinadas a toda a população, os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, incluindo dependentes, são o público prioritário das ações. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 28 unidades fixas e 11 unidades móveis.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando ao desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. A Fecomércio MG atua há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos e das cidadãs.
SERVIÇOS
OdontoSesc
Quando: de 15/10 a 08/12/2025, das 07h às 16h
Onde: Praça Félix Martins, Leopoldina
Para quem: Pacientes direcionados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Administração, conforme lista de espera e critérios de atendimento do SUS.
MedSesc Oftalmologia
Quando: de 02/10 a 29/10/2025, 07h às 16h Onde: Praça Félix Martins, Leopoldina
Para quem: Pacientes direcionados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Administração, conforme lista de espera e critérios de atendimento do SUS.
Nutrição: Orientação nutricional
Quando: de 16/10 a 29/10/2025, das 07h às 16h
Onde: Praça Félix Martins, Leopoldina
Para quem: Pacientes direcionados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Administração, conforme lista de espera e critérios de atendimento do SUS.
Mais informações: Sindicomércio Leopoldina e Região – Rua José Peres número 60/ sala 205, Centro, Leopoldina. E-mail: sindicato@sindicom-mata.com.br. Tel.: 32 98700-2558 e 32 98863-4821 Secretaria Municipal de Administração – Praça Professor Botelho Reis, 28, Rosário, Leopoldina. Tel.: 32 36944279
Jornal O Vigilante Online, com Prefeitura de Leopoldina e Sistema Fecomércio MG















