Evento reuniu mais de 8 mil capoeiristas de 70 países.

Entre os dias 19 e 24 de agosto, o Rio de Janeiro sediou o XV Jogos Mundiais da ABADÁ-CAPOEIRA, um dos maiores encontros internacionais da modalidade, reunindo mais de 8 mil capoeiristas de 70 países e de todos os estados brasileiros.
Com o tema “Ancestralidade”, o evento celebrou os 70 anos de Mestre Camisa, fundador e presidente da ABADÁ-Capoeira, promovendo uma verdadeira imersão na arte, cultura e técnica da capoeira.
As atividades tiveram início em Cachoeiras de Macacu, no Centro Educacional Mestre Bimba (CEMB), onde foram realizados cursos, rodas e vivências voltadas à formação técnica e cultural dos participantes. Em seguida, nos dias 22 e 23, a Fundição Progresso foi palco do XV Festival Internacional da Arte Capoeira, reforçando a capoeira como expressão artística e cultural brasileira.
A programação geral incluiu cursos de capacitação, congressos técnicos, seminários, competições internacionais por categorias e cordas, além de troca de cordas, formaturas de mestrandos, reconhecimento de novos mestres, rodas abertas e temáticas, oficinas culturais e premiações especiais.
A cidade de Leopoldina foi representada com destaque pelo Instrutor Teteti, que chegou às semifinais da competição, representando também o município de Argirita. O Graduado Carlão participou das atividades culturais na Fundição Progresso e das rodas realizadas em Copacabana, onde ocorreu o encerramento oficial do evento. Na ocasião, a bandeira de Leopoldina foi aberta pelos capoeiristas, simbolizando o orgulho e a força da capoeira local em meio a milhares de praticantes da escola ABADÁ-Capoeira. Segundo Carlão, “para aqueles que não conseguiram estar presentes, é possível assistir à grandiosidade do evento pelo canal TV ABADÁ Capoeira”.
A ABADÁ-CAPOEIRA em Leopoldina está sediada na Academia Fortificação, localizada na Praça do Rosário, com atividades também no Clube do Moinho (para associados) e na cidade de Argirita, por meio da Secretaria de Assistência Social, no Serviço de Convivência.
Os trabalhos são conduzidos pelo Instrutor Teteti, sob supervisão do Mestre Morcego, coordenação do Mestre Cobra e presidência do fundador Mestre Camisa. O Instrutor Teteti agradeceu à Prefeitura de Argirita, Sol & Neve, Stone House, Eduardo da Construção e à Serralheria do Dipim pelo apoio cultural que possibilitou a participação no festival internacional.




Jornal O Vigilante Online com Imprensa/Abadá Capoeira















