Leopoldina e outras 9 cidades da região serão beneficiadas com atividades do Projeto Girarte
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Leopoldina e outras 9 cidades da região serão beneficiadas com atividades do Projeto Girarte

Leopoldina e outras 9 cidades da região serão beneficiadas com atividades do Projeto Girarte
Divulgação

Com nova temporada de atividades itinerantes, projeto leva atividades de arte e educação para escolas públicas, além de ações socioculturais.

Com mais de 10 anos de existência o Projeto Girarte se mantém vivo, ativo e sempre aprimorando suas metodologias de trabalho, visando ampliar os impactos positivos de suas ações socioculturais em diferentes localidades, ao todo o projeto já circulou por mais de 67 municípios, alcançando 6 estados brasileiros e inúmeras parcerias internacionais, com foco no diálogo entre arte e educação, democratização cultural e desenvolvimento artístico profissional.

Patrocinado pela empresa CBA e Enercan através da Lei Rouanet, o projeto iniciou sua circulação neste ano de 2025 pela cidade mineira de Itamarati de Minas, concretizando parceria e articulação com a Secretaria Municipal de Educação do município, abraçando em suas atividades a Escola Municipal Pedro Furtado, que foi beneficiada com ações formativas e apresentações de espetáculos, tendo como eixo temático a inteligência emocional e consciência ambiental.

continua depois da publicidade



Segundo o diretor escolar Edson Gavioli, a presença do Projeto Girarte dentro da escola gera mais oportunidade de acesso à cultura, por parte de alunos de escolas públicas do interior mineiro. “As atividades realizadas pelo Projeto Girarte, foram muito mais do que atividades teatrais: foram vivências de acolhimento, escuta, criatividade e fortalecimento de vínculos. As crianças participaram com brilho nos olhos, rindo, se emocionando e, acima de tudo, se reconhecendo no processo. A apresentação cênica Acampamento Anual, com o tema de educação ambiental e inteligência emocional, demonstrou a seriedade e profundidade da proposta do projeto no diálogo entre arte e educação. Nossa comunidade escolar sempre estará à disposição para receber as atividades do Projeto Girarte”. Conclui o diretor escolar.

Confira o vídeo de resumo das atividades realizadas em Itamarati de Minas, que também serão realizadas em outras cidades da região:

Além do município de Itamarati de Minas, as cidades de Descoberto, São Sebastião da Vargem Alegre, Míraí e Rosário da Limeira também serão abraçadas pelo Projeto Girarte e suas diversas atividades, com patrocínio da CBA e Enercan através da Lei Rouanet. Já com patrocínio da Energisa, Grupo Bauminas e Miba através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, as ações do Projeto Girarte irão alcançar os municípios de Cataguases, Tocantins, Argirita, Piraúba e Leopoldina.

O coordenador geral e diretor artístico do Projeto Girarte Marcus Diego, explica que as escolas a serem beneficiadas pelas ações do projeto, são definidas em parcerias com órgãos públicos responsáveis pelo setor educacional de cada município, além de avaliações e estudos que são realizados pela coordenadora artístico pedagógica do Projeto Girarte, Priscila Sandes, visando alcançar instituições públicas de ensino que dialogam de forma clara com os objetivos do projeto, ou que demonstrem grande necessidade de intervenção sociocultural.

continua depois da publicidade



“Seguimos em constante transformação e aprendizado, buscando sempre superar nossos melhores resultados. Em julho de 2024 completamos 10 anos de atuação, e desenvolvemos várias iniciativas para celebrar este marco em nossa trajetória. Ressaltamos dentro de nossas celebrações, que agora no próximo dia 23 de agosto, às 19h00 no Centro Cultural Humberto Mauro na cidade de Cataguases-MG, vamos estrear o espetáculo TEM DANÇA NO MEU ARMÁRIO, que nos convidada de forma irresistível a mergulhar no universo infantil, usufruindo do poder ilimitado da criatividade para falar sobre a História da Dança de forma lúdica, descomplicada, divertida e encantadora, transcendendo o entretenimento sendo capaz de estimular reflexões para o desenvolvimento de nossa sociedade. Já no dia 20 de setembro, às 19h30 também no Centro Cultural Humberto Mauro em Cataguases-MG, iremos estrear o espetáculo VOZES DA NOSSA CABEÇA, voltado para o público adulto, com foco no autocuidado e saúde mental, tratando de questõesimportantes como a prevenção ao suicídio e combate a depressão, tendo o teatro físico, a dança e música ao vivo como elementos da estruturação cênica do espetáculo”.

Marcus Diego conclui reforçando que além dos espetáculos e ações itinerantes, o projeto mantém ativa a SALA CÊNICA, em parceria com a Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases), com oficinas artísticas e atividades abertas para toda população. Para realização de suas atividades nesta temporada o Projeto Girarte conta com os artistas Alan Resende, Leandro Guimarães, Marcus Diego, Natália Barros e Tatiane Dias. Artista residente Milena Martins, artistas assistentes Derley Ribeiro e Poliana de Jesus. Além da artista e suporte geral de produção Fernanda Pinheiro, da artista e Coordenadora Pedagógica Priscila Sandes, e o assistente de produção Davi Sandes. A coordenação geral do projeto é realizada pelo gestor sociocultural Marcus Diego.

Buscando a viabilização de sua existência e fortalecimento de suas ações, o Projeto Girarte ressalta que está aberto para o recebimento de patrocínios através das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Para pessoas e instituições que desejarem apoiar ou patrocinar o PROJETO GIRARTE e GRUPO DE PESQUISA GIRARTE podem entrar em contato pelo WhatsApp (32) 98896-5357 ou pelo e-mail suportegirarte@gmail.com.

Para conhecer mais sobre o projeto visitem o site https://projetogirarte.com.br/

Recentes mais lidas

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida