Em 2025, distribuidora visitou mais de 100 construções em 50 municípios.
Julho é um mês simbólico para a saúde e segurança dos trabalhadores brasileiros. No dia 27 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, uma data que reforça a importância de práticas seguras no ambiente profissional, com foco na redução de acidentes, doenças ocupacionais e fatalidades. Em sintonia com esse propósito, a Energisa Minas Rio realiza ações educativas, especialmente no setor da construção civil — um dos mais afetados por acidentes com eletricidade.
Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), profissionais como pedreiros, pintores e ajudantes estão entre os mais vulneráveis, somando 965 mortes por choques elétricos, o que representa 12,5% do total de óbitos registrados no país. O relatório da entidade também chama atenção para a importância da atualização constante de conhecimentos técnicos, inclusive entre eletricistas, cuja atuação exige atenção redobrada às boas práticas de segurança.
Diante desse cenário, a Energisa Minas Rio promove a ‘Parada de Segurança’, uma ação educativa com o objetivo de orientar trabalhadores e gestores sobre os riscos da eletricidade em ambientes de obra e reforçar que a responsabilidade pela segurança é compartilhada entre profissionais e contratantes. Em 2025, a iniciativa visitou 120 construções civis, alcançando 702 colaboradores em 56 cidades da sua área de concessão. Ao todo, foram envolvidos 62 colaboradores da distribuidora, além de entidades públicas como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
“Nosso compromisso com a vida vai além dos nossos eletricistas. Queremos conscientizar todos os profissionais que, direta ou indiretamente, lidam com a rede elétrica”, comenta Luana Cruzué, analista de Planejamento da Energisa Minas Rio. Ela alerta que até mesmo amadores em pequenos reparos devem estar atentos aos perigos, reforçando a importância de sempre contar com profissionais qualificados e seguir rigorosamente as normas de segurança. Vale ressaltar que a simples proximidade de ferramentas ou equipamentos pode causar descargas por indução, resultando em queimaduras, fraturas ou até mortes.
“Muitas vezes, moradores, pequenos empreiteiros e até curiosos se aproximam de áreas de risco sem ter noção do perigo. As ações da Parada de Segurança ajudam a criar uma cultura de prevenção que ultrapassa os limites dos canteiros de obras e alcança toda a sociedade. Quando todos entendem os riscos e sabem como agir com segurança, conseguimos salvar vidas”, acrescenta Luana Cruzué, analista de Planejamento da Energisa Minas Rio.
Para ajudar a prevenir acidentes, a Energisa também reforça algumas orientações simples, mas essenciais, que devem ser seguidas durante obras ou manutenções próximas à rede elétrica:
· Monte andaimes a uma distância segura dos fios e nunca deixe vergalhões e calhas próximos à rede de energia;
· Ao manobrar caminhões, verifique a altura do veículo e da rede elétrica;
· Sempre utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs);
· Instale antenas longe da rede elétrica e nunca tente recuperá-las caso caiam sobre os fios;
· Nunca ligue cabos de antena aos condutores elétricos;
· Desligue os aparelhos da tomada antes de realizar pequenos reparos.
Energisa nas escolas
Além das iniciativas voltadas aos profissionais, a Energisa também aposta na educação preventiva desde a infância. O projeto Energisa nas Escolas, anteriormente conhecido como CIPA nas Escolas, leva às salas de aula atividades lúdicas e educativas sobre segurança com eletricidade. A proposta é formar uma nova geração mais consciente e preparada para prevenir acidentes.

Somente em 2025, o projeto já percorreu 34 escolas, impactando mais de 1.400 estudantes. As ações foram realizadas nos municípios de Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Ubá, Manhuaçu, Visconde do Rio Branco e Nova Friburgo.














