Festival amplia horizontes como forma de inclusão, formação e valorização da cultura popular.
Mais do que um palco para grandes shows, o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba 2025 reafirma seu papel como agente de transformação social e fortalecimento da identidade cultural. Nesta edição especial de 20 anos, o evento aposta em uma programação plural de oficinas culturais gratuitas, voltadas a públicos de todas as idades, como forma de democratizar o acesso ao conhecimento, estimular a criatividade e preservar os saberes tradicionais.
Veja também: Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba comemora 20 anos com programação especial de 23 a 27 de julho
De quinta a sábado (24 a 26 de julho), moradores e visitantes poderão participar de atividades que envolvem saberes populares, técnicas artesanais, práticas corporais e educação ambiental. As oficinas serão realizadas na Creche Municipal (ao lado do Casarão) e na Praça Santa Cruz, sempre com entrada gratuita.
Na quinta-feira (24/07), a programação começa às 10h com a oficina de Doce Tradicional de Abóbora com Coco, com Tizinha. À tarde, a artista Marília Braga comanda duas oficinas de pintura — às 14h, para crianças, e às 15h, para adultos. Também às 14h, Maria Isabel (Bel) oferece uma oficina de Tie-Dye com corantes naturais, voltada a adolescentes e adultos.
Na sexta-feira (25/07), às 10h, a professora Luciana Machado ministra a oficina de Ginástica Olímpica, aberta a todas as idades, na Praça Santa Cruz.
No sábado (26/07), às 10h, o casal Erika Bereicôa e Renato Meirelles conduz a roda de conversa ‘Papo de Plantas’, voltada para agricultores e sitiantes. Às 14h, a professora Thalita Reis encerra a programação com a oficina ‘Corpo Brincante na Dança Contemporânea’, para crianças a partir de 10 anos.








“A valorização da cultura local e a junção de grandes nomes com quem ainda está começando a colocar o pé na estrada é uma marca registrada dos eventos culturais patrocinados pelo Grupo Energisa. Somos patrocinadores do Festival de Piacatuba, desde sua primeira edição. Sua curadoria promove o resgate da cultura e o desenvolvimento econômico da região, o que tornou o evento conhecido nacionalmente, cercado de muita cultura, entretenimento e o melhor da gastronomia mineira, atraindo milhares de visitantes”, comenta Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.
O Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é produzido por Maria Lúcia Braga e tem patrocínio do Grupo Energisa e do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura de Leopoldina e apoio cultural do Instituto Energisa e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Mais informações:
Fernanda Espíndola- Assessoria de Comunicação do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia
(32) 99929-4660














