Polícia Ambiental flagra extração ilegal de areia no rio Pomba em Cataguases
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Polícia Ambiental flagra extração ilegal de areia no rio Pomba em Cataguases

Polícia Ambiental flagra extração ilegal de areia no rio Pomba em Cataguases

Um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 116 mil foi lavrado e o caso encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público.

Durante operação de fiscalização ambiental realizada neste sábado, 22 de junho, a Polícia Militar de Meio Ambiente identificou mais um caso de extração ilegal de areia no leito do rio Pomba, em Cataguases.

A ação ocorreu após denúncia anônima informando sobre a utilização de balsa e óleo diesel em área não autorizada, com invasão de propriedade particular.

continua depois da publicidade



No local, os militares constataram que, embora a atividade estivesse paralisada no momento da fiscalização, havia fortes indícios de extração recente, como silos de areia cheios e equipamentos fora da área licenciada. Foi verificado que a extração estava sendo realizada aproximadamente 214 metros além da poligonal autorizada, infringindo normas ambientais e de mineração.

A empresa envolvida é reincidente, com histórico de autuações pelo mesmo tipo de irregularidade.

Com base nas evidências, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 116.151,00, com agravamento por reincidência específica. Além disso, a atividade foi suspensa de forma imediata.

continua depois da publicidade



O responsável responderá por diversos crimes previstos na legislação brasileira:

  • Crime de Usurpação de Bem da União (Art. 2º da Lei nº 8.176/1991): extração de recurso mineral sem autorização da União;
  • Crime Ambiental por Lavra Ilegal (Art. 55 da Lei nº 9.605/1998): realizar extração de recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes;
  • Crime Ambiental por Atividade Poluidora Sem Licença (Art. 60 da Lei nº 9.605/1998): operar atividade potencialmente poluidora sem a devida licença ambiental.

O caso será encaminhado à Polícia Federal e ao Ministério Público para as providências legais cabíveis.

A Polícia de Meio Ambiente destacou a importância das denúncias anônimas da população e reforça que as fiscalizações na região serão intensificadas para coibir crimes ambientais e proteger os recursos naturais.

Jornal O Vigilante Online com PMAmb

Recentes mais lidas

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida