O pecuarista, ex-presidente da ABCGIL, atual Conselheiro da Entidade e proprietário das Fazendas do Basa, foi o convidado de honra na reunião da Câmara Municipal da última segunda-feira, dia 19 de maio.
A Câmara Municipal de Leopoldina realizou uma sessão especial voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do leite no município. O pecuarista leopoldinense Evandro do Carmo Guimarães foi o convidado de honra da reunião.
Por meio de requerimento à presidência da Casa Legislativa, os vereadores José Augusto Cabral, Waldair Barbosa Costa e Edvaldo Franquido Donato do Vale formalizaram o convite para a presença de Evandro Guimarães no Legislativo leopoldinense, com o objetivo de ampliar o debate sobre políticas públicas de incentivo ao campo, especialmente em relação ao acesso ao crédito e à modernização das práticas rurais e a utilização da tecnologia de transferência de embriões também pelos pequenos produtores.
Com foco no apoio aos pequenos produtores rurais, o encontro reuniu parlamentares, lideranças do setor agropecuário e um público expressivo, demonstrando o interesse e a importância do tema para a região.
Proprietário das Fazendas do Basa, referência nacional no setor de seleção de Gado de Leite, o Dr. Evandro Guimarães compartilhou sua experiência prática e técnica sobre produção leiteira sustentável e de alta performance. Apresentou o projeto que pode servir como modelo para pequenos proprietários locais, com destaque para a utilização da técnica de transferência de embriões como ferramenta de incremento genético e produtividade, viabilizada através do acesso ao crédito disponibilizado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), gerido pelo MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Foi destacado o potencial produtivo de Leopoldina e a necessidade de alinhar conhecimento técnico com o incentivo governamental já existente.
O pecuarista também realçou a necessidade da rede bancária demonstrar seu real interesse, de cunho social, pelo assunto. “As agências bancárias do Brasil inteiro não têm facilitado a oferta desse microcrédito ao produtor rural. Não há nas entidades financeiras uma correta comunicação da importância social de transferir embriões (…), os Bancos Oficiais não ofertam o crédito nem divulgam”, ponderou Evandro Guimarães.

Ao final da reunião os vereadores reforçaram a importância da criação de novos caminhos que viabilizem os investimentos e parcerias para alavancar o setor.
O plenário da Câmara contou com a presença de vários interessados no tema, confirmando sua relevância e necessidade de se abrir espaço para o diálogo entre os poderes públicos e o setor rural.

De acordo com a assessoria de imprensa do Legislativo municipal, o evento se consolidou como um marco no esforço de aproximação entre a Câmara e os produtores, mostrando que, com união e planejamento, é possível construir soluções para o desenvolvimento sustentável do campo.
Jornal O Vigilante Online com Câmara Municipal de Leopoldina














