Termina hoje prazo para regularizar título de eleitor
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Termina hoje prazo para regularizar título de eleitor

Termina hoje prazo para regularizar título de eleitor

Quem não se regularizar até esta segunda-feira (19 de maio) terá o título de eleitor cancelado por não ter votado nem justificado em três eleições consecutivas.

Termina hoje, segunda-feira (19), o prazo para regularizar o título de eleitor e evitar o cancelamento do documento. Em todo o país, mais de cinco milhões de eleitores correm o risco de perder o título porque não votaram em três eleições seguidas.

Os eleitores que não justificaram a ausência nas urnas nos últimos três turnos eleitorais e não pagaram multas devem procurar a Justiça Eleitoral por meio dos sites dos tribunais regionais ou do Tribunal Superior Eleitoral ou presencialmente nos Cartórios Eleitorais.

continua depois da publicidade



De acordo com Márcia Marinato Locha, Chefe do Cartório Eleitoral da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina, que abrange também o município de Argirita, o atendimento nesta segunda-feira acontece em seu horário normal, de 12h às 17h.

“Os interessados podem comparecer ao Cartório Eleitoral, que emitirá a Guia de Pagamento para ser paga no próprio Cartório Eleitoral se a pessoa tiver PIX. Na ocasião é gerado um QR Code pelo Cartório, ficando o eleitor quite com a Justiça Eleitoral”, explicou Márcia Marinato Locha.

Outra opção é através do Site do TRE, onde deve se localizar a área “Eleitor” e emitir a Guia de Pagamento. Também neste local do site do TRE pode ser gerado o QR Code e efetuar o pagamento por PIX. “Se preferir, o eleitor pode imprimir o boleto bancário para efetuar o pagamento em uma agência do Banco do Brasil”, acrescentou a Chefe do Cartório Eleitoral, localizado à Rua Padre Júlio, nº 45, Bairro Catedral.

continua depois da publicidade



Quem não se regularizar terá o título de eleitor cancelado por não ter votado nem justificado em três eleições consecutivas, ficando impedido, por exemplo, de se inscrever e participar de concurso público, bem como tomar posse, caso seja aprovado; além de não poder tirar documentos importantes, como passaporte e carteira de identidade.

Após pagar os débitos existentes e justificar as ausências, a situação do eleitor estará regularizada.

Jornal O Vigilante Online com informações do Cartório Eleitoral de Leopoldina e Agência Brasil

Recentes mais lidas

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida