A leopoldinense Anallu Lacerda Tostes, triatleta federada em 2024 pela Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro (FTERJ), participará do Mundial de Multiesportes, composto por Triathlon, Duathlon, Aquathlon, Cross Triathlon e outras provas, que será realizado de 20 a 29 de junho no município de Pontevedra, na Espanha.
Esta é a primeira prova internacional de Anallu, que iniciou no Triathlon em outubro de 2023.

Em entrevista ao Jornal O Vigilante Online ela falou de suas expectativas em relação à competição e descreveu sua trajetória esportiva, a partir do seu primeiro pódio, em julho de 2024, quando conquistou o 3º lugar em sua categoria, de 40 a 44 anos, em uma prova de Duathlon, disputada no Rio de Janeiro, além de sua primeira prova de Triathlon, disputada em Juiz de Fora.
Desde então, Anallu vem conquistando muitas medalhas e troféus, que ela gentilmente apresentou durante a entrevista, gravada nas dependências do Clube do Moinho, em Leopoldina.

Um dos destaques da galeria de Troféus de Anallu, o Troféu Melhores do Ano, lhe foi conferido pela FTERJ em fevereiro deste ano, em cerimônia realizada na capital fluminense, premiação que lhe garantiu a classificação para o Mundial da Espanha.

“O Campeonato Mundial de Multiesportes é organizado pela Confederação espanhola, que em contato com todas as confederações dos países que têm triatletas fazem esta classificação em seus respectivos estados”, explicou Anallu, que embarca no próximo dia 18 de junho para a Europa.
Ela e outra atleta do estado do Rio, mais duas federadas pelo estado de São Paulo e uma do Espírito Santo participarão pela CBTri do Campeonato na Espanha, na categoria de 40 a 44 anos da prova de Duathlon Sprint: correr 5 km, depois pedalar 20 km e no final correr mais 2,5 km.
Entusiasmada com sua presença no Mundial da Espanha, Anallu admite que foi pega de surpresa, pelo pouco tempo que tem como atleta. “Essa prova é o ápice da carreira de um atleta amador”, ponderou, frisando que, para os atletas profissionais o ápice são as Olimpíadas. “Um mundial dentro do esporte que você pratica é o ápice da sua carreira como atleta amador. E como tenho apenas um ano e meio praticamente no Triatlhon, foi muito surpreendente esta classificação”, justificou.
“A prova será no sábado, 21 de junho, pela manhã. Pretendo retornar para o Brasil na segunda-feira à noite”, disse a atleta, que está preparando toda a logística da viagem, que precisa ser feita neste curto período. “Recebi a notícia da minha classificação no último dia 2 de abril e a prova é no dia 21 de junho. Então, é muito pouco tempo para providenciar muitos detalhes”, comentou.
Anallu, que alterna suas atividades esportivas e profissionais no eixo Rio – Leopoldina, onde também reside, é Advogada e trabalha no Ministério Público Federal.

“O esporte veio como hobby e hoje tomou uma proporção maior em minha vida, me trazendo muita felicidade”, declarou. Realizando treinos numa rotina diária de pelo menos duas horas, Anallu considera que ainda está na menor distância do Triathlon, e a partir do ano que vem, tentará a distância olímpica, que é o dobro da distância que faz hoje.
A Reportagem perguntou também sobre a emoção de sua família ao saber que ela participaria do evento internacional na Espanha. “Estão todos muito felizes, dando total apoio, apesar da apreensão de como resolver as coisas rapidamente, mas todos estão me apoiando”.
Apoio
Em busca de patrocínio para custeio das despesas com a viagem, hospedagem, dentre outras relacionadas à sua participação no Mundial de Multiesportes, Anallu já conseguiu o apoio de: Marcão Bike Shop, Well Planned Consultoria Financeira, Unimed Leopoldina, HCelulares, Sicredi, Netto e Vieira Produtos Veterinários.

Jornal O Vigilante Online














