Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro confirma caso de coqueluche
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro confirma caso de coqueluche

Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro confirma caso de coqueluche

Município não deu detalhes sobre o paciente contaminado.

A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro confirmou o registro de um caso de coqueluche no município. Também orientou a população a procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima em caso de sintomas da doença. O tratamento precoce evita complicações e reduz a transmissão.

A Prefeitura de Aventureiro não deu detalhes sobre o caso registrado, mas a coqueluche tem sido notificada em vários locais de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata, o Norte de Minas e a Região Metropolitana de Belo Horizonte, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

continua depois da publicidade



Em julho de 2024, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu alerta epidemiológico sobre o aumento dos casos de coqueluche na região das Américas. Em outubro do mesmo ano um bebê de um mês e 23 dias morreu de coqueluche em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A criança não tinha recebido nenhuma dose da vacina contra a doença.

O que é a Coqueluche

A coqueluche é uma doença altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, e pode ser fatal. A transmissão ocorre pelo ar, através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar.

continua depois da publicidade



Os grupos mais vulneráveis são os bebês, crianças pequenas, idosos e pessoas com imunidade comprometida. Os sintomas são coriza, febre leve, tosse, vômito pós-tosse e dificuldade para respirar.

A vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS.

Jornal O Vigilante Online com Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro, SES-MG e Site do Marcelo Lopes

Recentes mais lidas

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida