Prefeitura publica decreto com intervenção administrativa na AAPI de Leopoldina
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Prefeitura publica decreto com intervenção administrativa na AAPI de Leopoldina

Prefeitura publica decreto com intervenção administrativa na AAPI de Leopoldina

Entidade localizada na Praça Professor Botelho Reis atende atualmente 160 crianças da educação infantil.

Um Decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros desta terça-feira, 1º de abril, declarou estado de perigo público e urgência na Associação de Assistência e Proteção Infantil (AAPI) de Leopoldina, localizada à Praça Professor Botelho Reis.

Nas redes sociais do prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, um vídeo foi publicado às 21h00 informando que o caso ocorreu após um golpe sofrido pela entidade em outubro do ano passado.

A entidade oferta atendimento integral a 160 crianças da educação infantil na faixa etária entre dois a cinco anos.

continua depois da publicidade



De acordo com o Prefeito Pedro Augusto, a ação foi feita em comum acordo com a diretoria da AAPI, representada pelo presidente Sr. Antônio Teixeira, com a participação da Secretária de Educação, Lúcia Horta e do interventor Igor Andrade, visando ajudar a Associação a continuar suas atividades diante de um golpe sofrido pela AAPI em outubro de 2024.

Igor explicou que em outubro do ano passado a entidade foi vítima de um golpe bancário que induziu uma funcionária a atualizar os dados cadastrais em um site, o que culminou no desvio de recursos através de movimentações atípicas. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina.

Devido ao desvio dos recursos, a entidade não conseguiu realizar sua prestação de contas, ficando tecnicamente impedida de receber novos recursos federais. “A intervenção é o único instrumento legal que possibilita a continuidade dos serviços”, afirmou Igor.

continua depois da publicidade



Segundo o decreto, a fraude bancária foi superior a R$ 285 mil e ocorreu na conta vinculada ao repasse do FUNDEB, que destinou até o momento R$ 950.800,00 para a AAPI.

O decreto cita que os dispositivos normativos mencionados no documento autorizam à Administração Pública promover requisição administrativa de bens e serviços para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente.

O documento considera ainda a presunção da ocorrência de má gestão de verbas públicas recebidas pela AAPI, que coloca em risco o atendimento de necessidades coletivas e, consequentemente, caracterizaria o constitucional iminente perigo público.

Conforme o edital, a diretoria administrativa da AAPI fica, a partir da publicação deste decreto, afastada de todas as atividades.

A requisição vigorará por 180 dias, contados da vigência deste decreto, podendo cessar antes de seu termo final ou, ainda, ser prorrogada por períodos sucessivos, conforme interesse público.

O jornal entrou em contato com a prefeitura para comentar mais detalhes sobre o Decreto e aguarda retorno.

Jornal O Vigilante Online

Recentes mais lidas

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida