Todos os 853 municípios mineiros passaram a contar com um serviço chamado “Emergência MG”, para o acionamento das forças de segurança pela internet. A plataforma permite chamar, de forma virtual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
Moradores de todas as cidades de Minas Gerais podem utilizar o Emergência MG, serviço de acionamento das Forças de Segurança pela internet. A novidade foi anunciada pelo Governo de Minas nesta sexta-feira, 21 de março.
A plataforma, lançada em dezembro de 2023, permite o acionamento, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros via chat. São três formas de acesso: por meio do site www.emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo do Governo de Minas (MG App) e pelo Telegram (buscando na lupa de busca por Emergência MG).
“Estamos expandindo o Emergência MG para os 853 municípios, o que é de fundamental importância para oferecermos mais um canal para quem precisa entrar em contato com a segurança pública. É um grande avanço”, explicou Zema.
Além do chat virtual, o Emergência MG é adaptado para que seja utilizado por pessoas surdas. Outra novidade é que a interface com a tecnologia possibilita, de forma segura, o compartilhamento de localização, o envio de fotos e a realização de videochamadas para relatar as situações de emergência, como um bebê engasgado, por exemplo.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança pública (Sejusp), o Emergência MG foi desenvolvido de forma integrada, com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), TabControl e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Jornal O Vigilante Online com Agência Minas















