Quarta-feira de cinzas tem significado histórico para os católicos.
A quarta-feira após o Carnaval, conhecida como ‘Quarta-feira de Cinzas’, tem significado religioso e marca o início de um período de reflexão e penitência para os católicos. É no dia de hoje que começa a quaresma, que só tem fim na sexta-feira da paixão, próximo feriado nacional.
Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) a quaresma significa os 40 dias em que os católicos se preparam para a Páscoa, a festa mais importante do calendário litúrgico cristão, que celebra a ressurreição de Jesus. Em 2025, o período começa nesta quarta-feira de cinzas (05 de março) e termina na Sexta-feira da paixão (18 de abril).
“Nesse período, os fiéis são convidados a fazerem um confronto especial entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Este confronto deve levar o cristão a aprofundar sua compreensão da Palavra de Deus e a intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé”, explica a CNBB.
Durante a preparação para a Páscoa, muitos fiéis também adotam a prática de penitências e jejuns.
Quando a Quaresma começou?
Antigamente, a Igreja celebrava o tempo de preparação para a Páscoa em apenas 3 dias. Foi por volta do ano 350 d.C que o período aumentou para 40 dias. “ Isso aconteceu porque os cristãos perceberam que três dias eram insuficientes para que se pudesse preparar adequadamente tão importante e central evento. Surgia, assim, a Quaresma”, afirma artigo da CNBB.
No Brasil, na década de 70 a Campanha da Fraternidade foi adicionada ao período da Quaresma, com a intenção de reforçar a vivência da caridade e fraternidade.
Jornal O Vigilante Online com Jornal O Tempo
Família denuncia falta de assistência a idoso com gangrena em hospital de Leopoldina
▶️ Ouvir matéria Conforme documento, paciente de 64 anos foi liberado com quadro de doença arterial obstrutiva, gangrena, úlceras isquêmicas e processo de necrose no pé esquerdo. Hospital informou ao jornal que o procedimento pode ser feito de forma eletiva. Um…
Duas famílias ficam desabrigadas após tempestade com granizo em Leopoldina
▶️ Ouvir matéria Nove pessoas foram acolhidas no Ginásio Poliesportivo Municipal e mais de 80 casas receberam lonas para conter danos. Foram registrados 59mm de chuva em poucas horas, além de rajadas de vento que chegaram a 60km/h. A Prefeitura de…
Tempestade com granizo e ventos fortes causa destelhamentos em Leopoldina e cidades da região
▶️ Ouvir matéria Defesa Civil monitora os estragos e orienta moradores a redobrarem os cuidados diante da previsão de mais chuva. Foram registrados 59mm de chuva em poucas horas, além de rajadas de vento que chegaram a 60km/h. Uma forte tempestade…













