A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária continuará verde no mês de março, garantindo que não haverá cobrança adicional na conta de luz dos consumidores. A decisão reflete as condições favoráveis de geração de energia no país, impulsionadas pelo aumento dos níveis dos reservatórios.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanece verde. “Com o período chuvoso, os reservatórios das usinas hidrelétricas tiveram uma recuperação significativa, o que melhora as condições de geração e reduz a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem um custo mais elevado”, explicou a Aneel.
O que são as bandeiras tarifárias?
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias visa refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. Elas indicam o custo da produção de eletricidade no Sistema Interligado Nacional e impactam diretamente o valor da conta de luz em residências, comércios e indústrias.
A bandeira verde sinaliza condições favoráveis, sem custos adicionais para o consumidor. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam um aumento nos custos da geração de energia, aplicando acréscimos na conta de luz a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Com a manutenção da bandeira verde, os consumidores seguem beneficiados por um cenário energético mais estável e econômico.
Homem é preso após espancar e torcer o braço da própria mãe no Bela Vista em Leopoldina
▶️ Ouvir matéria Em outra ocorrência, GCM também prendeu dupla que ameaçava mulher com uma faca. O plantão da Guarda Civil Municipal (GCM) de Leopoldina foi marcado por intervenções decisivas em casos de violência doméstica e ameaça entre os dias 20…
Mulher leva 10 facadas de ex durante encontro em shopping em Muriaé
▶️ Ouvir matéria Vítima, que já tinha medida protetiva contra o autor, foi atacada durante encontro para tratar de pendências de um imóvel. Uma mulher de 40 anos foi vítima de uma tentativa de feminicídio na tarde desta sexta-feira, 19 de…
Com pódio em Las Vegas, atleta leopoldinense encerra temporada como vice-líder do ranking mundial de jiu-jítsu
▶️ Ouvir matéria Jessika Bartoli soma pódios em grandes eventos internacionais e fecha o ano entre as principais faixas-pretas do circuito No-Gi da IBJJF. A atleta brasileira Jessika Bartoli Almeida, de Leopoldina, fechou a temporada 2024/2025 entre as maiores referências do…















