Evento acontece na próxima quinta-feira a partir das 19h. Em Cataguases, o termo de uma rota turístico-cultural da região será assinado na quarta-feira (26).
Fevereiro é um mês especial: a Energisa completa 120 anos de história na quarta-feira, 26 de fevereiro, data em que o termo de uma rota turístico-cultural da região será assinado na Praça Rui Barbosa, em Cataguases, durante evento alusivo à comemoração.
Na ocasião, também será realizado um espetáculo de drones, luzes, além de muita música e arte.
Na quinta, 27, a Energisa vai presentear os leopoldinenses com a inauguração da nova iluminação da Catedral de São Sebastião.
A programação tem início previsto para 19h e contará com as presenças do prefeito municipal de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, do diretor-presidente da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani e do presidente do conselho administrativo da Energisa, Dr. Ivan Müller Botelho.
Energisa: 120 anos de inovação energética

Enquanto muitos consideram a inovação no setor de energia uma tendência recente, a Energisa já era sinônimo de vanguarda desde 1905, quando iniciou suas operações. Naquela época, a eletricidade era um recurso raro, com geradores a vapor e redes elétricas simples. A empresa se desafiava a levar luz a regiões distantes, enfrentando dificuldades como a instalação de postes de madeira e a manutenção manual dos geradores.
O tempo passou e, com ele, a Energisa evoluiu, acompanhando as transformações do mundo. Hoje, a empresa está na vanguarda da revolução digital no setor elétrico, combinando inteligência artificial e fontes renováveis para garantir a energia de que o país precisa – seja para uma indústria inovadora ou para as residências de uma comunidade.
O setor elétrico global vive uma revolução, e no Brasil não é diferente. A Energisa não apenas acompanha essas mudanças, mas lidera o processo, moldando o futuro da energia no país.
De geradores a vapor à revolução digital
Imagine o salto: de operadores de geradores manuais para um cenário em que a inteligência artificial antecipa problemas e otimiza a distribuição de energia.

Enquanto, no passado, a solução para os desafios era manual e reativa, hoje os sistemas automatizados da Energisa identificam falhas antes mesmo de o cliente perceber. A inteligência artificial permite monitorar a rede elétrica em tempo real, prever picos de consumo, identificar riscos de sobrecarga e até orientar ações preventivas, como a poda de árvores que possam interferir nos fios.
Se, no passado, a inovação significava garantir que cidades pequenas tivessem acesso ao básico, hoje ela é sinônimo de antecipar o futuro, oferecendo energia limpa, inteligente e integrada, com soluções que beneficiam toda a sociedade.
E, reconhecendo sua posição de liderança, o Grupo Energisa foi premiado com o Prêmio Valor Inovação 2024 como a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro.
Colocando o cliente no centro da inovação
Mas a inovação da Energisa não se limita à tecnologia ou ao desenvolvimento de novas fontes de energia. O principal foco é sempre o cliente. Afinal, a energia elétrica é um serviço essencial que deve estar presente a cada segundo da vida cotidiana e o relacionamento com a empresa deve ser ágil e resolutivo.
A qualidade no atendimento ao cliente é o grande desafio nesse mundo cada vez mais digital e com as empresas de energia não seria diferente. Entendeu-se que rapidamente deveriam estar presentes em redes sociais, aplicativos e plataformas digitais de comunicação, sem deixar de compreender que alguns clientes ainda dependem de esclarecimentos pelos canais tradicionais como call centers e agências físicas. O foco agora é oferecer uma experiência mais fluida, personalizada e em constante melhoria”, afirma Danusa Correa, diretora de Experiência do Cliente do Grupo Energisa.
Como foco em garantir a melhor experiência de atendimento, a Energisa tem investido fortemente em digitalização, com uso de ferramentas de inteligência artificial e, principalmente, entendendo à necessidade do cliente a partir de estudos de comportamento e resultados de pesquisas de satisfação como o NPS (Net Promoter Score), o ISQP (Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida realizada pela Abradee), IASC (Índice Aneel de Satisfação do Cliente), entre outros. As premiações no Consumidor Moderno e Cliente S.A., mostram que os resultados são concretos e que a empresa está no caminho certo.
Transformação e Liderança na Transição Energética
A história da Energisa é um reflexo claro da evolução do setor elétrico brasileiro, que, hoje, se caracteriza por uma rede mais eficiente, interconectada e, acima de tudo, sustentável.
Ao longo de 120 anos, a Energisa aprendeu que inovação não se mede apenas por marcos tecnológicos grandiosos, mas pela capacidade de antecipar desafios e se adaptar às necessidades do futuro. Assim como, em 1905, a inovação trouxe luz a pequenas cidades, hoje a combinação de soluções digitais e sustentáveis está moldando um futuro energético mais eficiente e consciente para o Brasil e para o mundo.
Jornal O Vigilante Online
Mulher leva 10 facadas de ex durante encontro em shopping em Muriaé
▶️ Ouvir matéria Vítima, que já tinha medida protetiva contra o autor, foi atacada durante encontro para tratar de pendências de um imóvel. Uma mulher de 40 anos foi vítima de uma tentativa de feminicídio na tarde desta sexta-feira, 19 de…
Com pódio em Las Vegas, atleta leopoldinense encerra temporada como vice-líder do ranking mundial de jiu-jítsu
▶️ Ouvir matéria Jessika Bartoli soma pódios em grandes eventos internacionais e fecha o ano entre as principais faixas-pretas do circuito No-Gi da IBJJF. A atleta brasileira Jessika Bartoli Almeida, de Leopoldina, fechou a temporada 2024/2025 entre as maiores referências do…
PM intercepta suspeito de roubo armado e ocorrência termina com disparos e prisão em Recreio
▶️ Ouvir matéria Uma operação da Polícia Militar em Recreio resultou na prisão de um homem de 27 anos, na tarde deste domingo (14), após uma sequência de crimes envolvendo roubo, ameaça e tentativa de agressão contra policiais. A ocorrência foi…














