Evento acontece na próxima quinta-feira a partir das 19h. Em Cataguases, o termo de uma rota turístico-cultural da região será assinado na quarta-feira (26).
Fevereiro é um mês especial: a Energisa completa 120 anos de história na quarta-feira, 26 de fevereiro, data em que o termo de uma rota turístico-cultural da região será assinado na Praça Rui Barbosa, em Cataguases, durante evento alusivo à comemoração.
Na ocasião, também será realizado um espetáculo de drones, luzes, além de muita música e arte.
Na quinta, 27, a Energisa vai presentear os leopoldinenses com a inauguração da nova iluminação da Catedral de São Sebastião.
A programação tem início previsto para 19h e contará com as presenças do prefeito municipal de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, do diretor-presidente da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani e do presidente do conselho administrativo da Energisa, Dr. Ivan Müller Botelho.
Energisa: 120 anos de inovação energética

Enquanto muitos consideram a inovação no setor de energia uma tendência recente, a Energisa já era sinônimo de vanguarda desde 1905, quando iniciou suas operações. Naquela época, a eletricidade era um recurso raro, com geradores a vapor e redes elétricas simples. A empresa se desafiava a levar luz a regiões distantes, enfrentando dificuldades como a instalação de postes de madeira e a manutenção manual dos geradores.
O tempo passou e, com ele, a Energisa evoluiu, acompanhando as transformações do mundo. Hoje, a empresa está na vanguarda da revolução digital no setor elétrico, combinando inteligência artificial e fontes renováveis para garantir a energia de que o país precisa – seja para uma indústria inovadora ou para as residências de uma comunidade.
O setor elétrico global vive uma revolução, e no Brasil não é diferente. A Energisa não apenas acompanha essas mudanças, mas lidera o processo, moldando o futuro da energia no país.
De geradores a vapor à revolução digital
Imagine o salto: de operadores de geradores manuais para um cenário em que a inteligência artificial antecipa problemas e otimiza a distribuição de energia.

Enquanto, no passado, a solução para os desafios era manual e reativa, hoje os sistemas automatizados da Energisa identificam falhas antes mesmo de o cliente perceber. A inteligência artificial permite monitorar a rede elétrica em tempo real, prever picos de consumo, identificar riscos de sobrecarga e até orientar ações preventivas, como a poda de árvores que possam interferir nos fios.
Se, no passado, a inovação significava garantir que cidades pequenas tivessem acesso ao básico, hoje ela é sinônimo de antecipar o futuro, oferecendo energia limpa, inteligente e integrada, com soluções que beneficiam toda a sociedade.
E, reconhecendo sua posição de liderança, o Grupo Energisa foi premiado com o Prêmio Valor Inovação 2024 como a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro.
Colocando o cliente no centro da inovação
Mas a inovação da Energisa não se limita à tecnologia ou ao desenvolvimento de novas fontes de energia. O principal foco é sempre o cliente. Afinal, a energia elétrica é um serviço essencial que deve estar presente a cada segundo da vida cotidiana e o relacionamento com a empresa deve ser ágil e resolutivo.
A qualidade no atendimento ao cliente é o grande desafio nesse mundo cada vez mais digital e com as empresas de energia não seria diferente. Entendeu-se que rapidamente deveriam estar presentes em redes sociais, aplicativos e plataformas digitais de comunicação, sem deixar de compreender que alguns clientes ainda dependem de esclarecimentos pelos canais tradicionais como call centers e agências físicas. O foco agora é oferecer uma experiência mais fluida, personalizada e em constante melhoria”, afirma Danusa Correa, diretora de Experiência do Cliente do Grupo Energisa.
Como foco em garantir a melhor experiência de atendimento, a Energisa tem investido fortemente em digitalização, com uso de ferramentas de inteligência artificial e, principalmente, entendendo à necessidade do cliente a partir de estudos de comportamento e resultados de pesquisas de satisfação como o NPS (Net Promoter Score), o ISQP (Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida realizada pela Abradee), IASC (Índice Aneel de Satisfação do Cliente), entre outros. As premiações no Consumidor Moderno e Cliente S.A., mostram que os resultados são concretos e que a empresa está no caminho certo.
Transformação e Liderança na Transição Energética
A história da Energisa é um reflexo claro da evolução do setor elétrico brasileiro, que, hoje, se caracteriza por uma rede mais eficiente, interconectada e, acima de tudo, sustentável.
Ao longo de 120 anos, a Energisa aprendeu que inovação não se mede apenas por marcos tecnológicos grandiosos, mas pela capacidade de antecipar desafios e se adaptar às necessidades do futuro. Assim como, em 1905, a inovação trouxe luz a pequenas cidades, hoje a combinação de soluções digitais e sustentáveis está moldando um futuro energético mais eficiente e consciente para o Brasil e para o mundo.
Jornal O Vigilante Online
Duas famílias ficam desabrigadas após tempestade com granizo em Leopoldina
▶️ Ouvir matéria Nove pessoas foram acolhidas no Ginásio Poliesportivo Municipal e mais de 80 casas receberam lonas para conter danos. Foram registrados 59mm de chuva em poucas horas, além de rajadas de vento que chegaram a 60km/h. A Prefeitura de…
Tempestade com granizo e ventos fortes causa destelhamentos em Leopoldina e cidades da região
▶️ Ouvir matéria Defesa Civil monitora os estragos e orienta moradores a redobrarem os cuidados diante da previsão de mais chuva. Foram registrados 59mm de chuva em poucas horas, além de rajadas de vento que chegaram a 60km/h. Uma forte tempestade…
Adolescente de 15 anos volta a ser apreendido após agredir a mãe e morder o irmão em Leopoldina
▶️ Ouvir matéria Ele também proferiu ofensas racistas contra o padrasto. No dia 22 de outubro, o adolescente já havia sido apreendido após roubar uma loja e ser denunciado pela própria mãe. Um adolescente de 15 anos foi apreendido na tarde…













