O mestre comanda a Academia Cruz BJJ – Chão Explosivo, que participou do Pan-Americano com 8 atletas e conquistou 6 medalhas. Evento marcou a volta de Júnior Cruz um ano após se afastar das competições.

A Escola de Jiu-Jitsu Chão Explosivo – Academia Cruz BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) em Leopoldina participou no Rio de Janeiro do Pan-americano Jiu-Jitsu 2024, realizado no sábado, 5 de outubro, na Arena Olímpica Wenceslau Malta, a Arena da Juventude, em Deodoro.
O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO) marcou o retorno em grande estilo do mestre Júnior Cruz às competições após quase um ano afastado das disputas devido ao nascimento de seu filho e à expansão de sua Academia.
Diante de uma Arena lotada o Pan-Americano 2024 contou com a participação de muitos atletas de alto nível, valorizando as 3 lutas vencidas por Júnior Cruz sem sofrer nenhum ponto, sagrando-se Campeão Pan-Americano na faixa preta e o vencedor da etapa do Sul-Americano da CBJJO.

Sobre seu retorno às competições, Júnior Cruz declarou à Reportagem do Jornal O Vigilante Online que ficou muito feliz em poder voltar. “Graças a Deus consegui mais uma vitória, consegui vencer 3 lutas me sagrando campeão Pan-Americano”, afirmou.
De acordo com Júnior, além de referência regional a Academia Cruz BJJ vem se tornando referência no cenário nacional, por exemplo em São Paulo, Rio de Janeiro e agora em Curitiba. “Aumentamos assim o nosso rendimento e nossas medalhas ao redor do Brasil”, comemorou o campeão Pan-Americano.
Em 2023, Júnior Cruz conquistou o título de Bicampeão Mundial pela SJJIF

A pausa na carreira veio logo depois de Júnior Cruz conquistar o título de Bicampeão Mundial nas categorias M1 Peso Leve & GP dos Leves pela Sport Jiu-Jitsu International Federation (SJJIF), durante o World Jiu-Jitsu Championship Brazil realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2023, no Rio de Janeiro, também na Arena da Juventude. Na ocasião o atleta e professor de Educação Física Júnior Cruz superou atletas de altíssimo nível e garantiu sua vitória, conforme destaque do Jornal O Vigilante Online que você revisita aqui.
Academia Cruz BJJ conquista 6 medalhas
Oito atletas da Cruz BJJ viajaram com a delegação da Academia Chão Explosivo para o Rio de Janeiro, onde conquistaram 6 medalhas no Pan-Americano Jiu-Jitsu 2024. Segundo Júnior Cruz foram 4 medalhas de ouro e 2 de bronze, tornando-se campeões os atletas Bernardo Bittencourt, Theo Garcia e Guilherme Diniz.

Bernardo Bittencourt, 15 anos (foto abaixo), participou do Panamericano inspirado pela sua recente conquista, no último dia 22 de setembro, quando subiu ao lugar mais alto do pódio em Muriaé, na 5ª etapa do Campeonato Mineiro de Jiu-Jitsu, promovido pela Liga Mineira de Jiu-Jitsu.

Theo Garcia (foto abaixo), 8 anos de idade, conquistou no dia 3 de agosto o título de Bi Campeão Sulamericano de Jiu-Jitsu e no dia 11 de agosto o título de Campeão Mundial de Jiu-Jitsu, depois de finalizar em todas as suas lutas, tornando-se o primeiro Kids da região a ter esse título.

Guilherme Dinnis, faixa branca, juvenil, é um atleta que treina todos os dias. Novo na academia, se mostra muito comprometido com a evolução técnica. Faz todos os treinos de segunda à sexta-feira e ajuda o mestre Júnior Cruz na Academia, monitorando as crianças. Na foto, Guilherme ocupa o lugar mais alto do pódio.

Rafael Dinnis e David Couto conseguiram a colocação de terceiro lugar e Isaque de Brito e Valentina Ruback fizeram ótimas lutas, mas como a categoria estava lotada não conseguiram chegar ao pódio.




O próximo compromisso da Cruz BJJ Academia Chão Explosivo é a World Tour, evento promovido pela Sport Jiu Jitsu South American Federation (SJJSAF), que acontece nos dias 2 e 3 de novembro, no Rio de Janeiro.

Com vários níveis de turma (Kids, Infantil, Juvenil e Adulto, com as turmas divididas em níveis Iniciante, Intermediário e Avançado), a CHÃO EXPLOSIVO – Escola de Jiu-Jítsu CRUZ BJJ do mestre Júnior Cruz, está localizada em Leopoldina na Rua Barão de Cotegipe, nº 180, 2º andar, em cima do Magazine Luíza.
A Redação do Jornal O Vigilante apoia os esportes locais e regionais, destacando seus atletas, academias, clubes, apoiadores, mestres, técnicos, treinamentos e conquistas.
Jornal O Vigilante Online












