
Leopoldina recebe nesta sexta-feira a Operação Verde Minas, ação desenvolvida em todo o estado de Minas Gerais com o objetivo de conscientizar as pessoas para que não coloquem fogo em matas e áreas verdes em geral.
De acordo com o Tenente Márcio (foto abaixo), Agente Regional da 4ª Regional de Defesa Civil (4ª REDEC), a Operação Verde Minas abrange os 86 municípios da 4ª Região, cobrindo quase toda a Zona da Mata Mineira e Campo das Vertentes em unidades de conservação, estações e parques ecológicos, reservas ambientais, entre outros espaços, para coibir incêndios.

A Operação Verde Minas reúne aproximadamente 900 policiais do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPM Mamb), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) nas ações de preservação ao meio ambiente, em que os militares contam com o apoio de equipamentos como drones, sistemas de monitoramento remoto, além de outras tecnologias.
A operação também envolve agentes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
“A campanha teve início em agosto, entre a Defesa Civil Estadual e a Companhia de Meio Ambiente, estendendo-se em sua segunda fase até o final deste mês de setembro”, informou ao Jornal O Vigilante Online o Tenente Márcio.




Diversas cidades já receberam a Operação Verde Minas, dentre elas Mar de Espanha e Lima Duarte, onde está localizado o Parque Estadual do Ibitipoca, no Distrito de Conceição de Ibitipoca. Nesta sexta-feira, dia 13, Leopoldina recebe a Operação, que em seguida estará na Serra do Brigadeiro, Zona Rural do município de Araponga, na estrada Araponga Fervedouro.
“Esta iniciativa visa coibir incêndios e queimadas, que têm sido frequentes no Estado e em todo o Brasil. Essa campanha quer conscientizar as pessoas para que não coloquem fogo, qualquer forma de incêndio e queima doméstica, que são proibidos”, explicou o Tenente Márcio, acrescentando que antigamente a queima de pastagem não era considerada crime, apenas infração, mas hoje passou a figurar crime. “Então estamos alertando a população sobre isso”, destacou o Agente Regional da 4ª REDEC.

Denúncias, por exemplo, sobre alguém ateando fogo às margens das rodovias, podem ser feitas através dos telefones 193, 190 e 181, para que os infratores sejam presos e esta prática acabe no estado.
Tenente Márcio também informou que existem campanhas educativas em escolas e empresas, com o objetivo de tentar reduzir ao máximo esse problema que atinge a nossa região nesse período de estiagem, que deve se estender até o próximo mês de outubro.
Dicas de prevenção a incêndios florestais
- Não jogue fósforos ou guimbas de cigarros acesos pelas janelas de veículo ou no chão em áreas rurais ou às margens das rodovias;
- Descarte o lixo de forma adequada, nunca queimando-o;
- Após utilizar a fogueira durante um acampamento, apague-a com água e terra;
- Mantenha sua propriedade limpa e com aceiros para evitar a propagação das chamas em um eventual incêndio em vegetação;
- Ao utilizar máquinas e equipamentos que produzem faíscas, como roçadeiras e motosserras, tome precauções extras, especialmente em dias secos e quentes;
- Para realização de queimadas, solicite autorização do IEF.
Jornal O Vigilante Online













