Com a composição ‘Mulher de Batalha’, a cantora leopoldinense Janaína Gentil, conquistou o primeiro lugar online no 54º Festival Nacional da Canção, ocorrido no último final de semana na cidade de Boa Esperança, em Minas Gerais.
Este ano, cerca de 1.000 músicas de compositores de 25 estados brasileiros e 6 países se inscreveram no festival. A comissão de seleção escolheu 120 para participar das etapas classificatórias. As músicas selecionadas para as fases finais buscaram este ano mostrar ainda mais a qualidade e o talento dos artistas participantes, confirmando o FENAC como um dos principais palcos da música autoral no país.
Janaína Gentil é cantora, compositora, professora de musicalização e vencedora dos Festivais de 2014, 2015 e 2023 do SESI Minas 2014.
No dia 30 de agosto a cantora participou da etapa do 54º Festival Nacional da Canção em Nepomuceno, ocasião em que após as etapas de classificação ficou entre os 24 selecionados para a grande final realizada no sábado, 7 de setembro.
Ela foi premiada com o Troféu Lamartine Babo e prêmio em dinheiro.
Ao jornal O Vigilante Online Janaína falou sobre a alegria e emoção da conquista: “Confesso que estar na final com tantos talentos do Brasil inteiro não foi fácil. Tinha artistas brasileiros residentes na Argentina, Colômbia e de todos os estados brasileiros. Graças a Deus deu tudo certo”, finalizou.
O Festival tem como principal objetivo incentivar e divulgar valores da música brasileira, sejam eles compositores, intérpretes ou instrumentalistas. Milhares de compositores de todos os estados brasileiros se inscrevem anualmente e 120 mostram o seu trabalho nas cidades que sediam o evento, apresentando a boa música que se faz no país.
Em 2020, pela primeira vez o Festival aconteceu de maneira on-line, devido à pandemia. Já em 2021 uma edição especial para se comemorar os 300 anos de Minas Gerais foi feita também de forma on-line. O Festival apresentou um cenário 100% virtual, com uma tecnologia inovadora entre os festivais de música no Brasil.
Jornal O Vigilante Online













