Escola Estadual Omar Resende Peres em Leopoldina comemora 65 anos
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Escola Estadual Omar Resende Peres em Leopoldina comemora 65 anos

Escola Estadual Omar Resende Peres em Leopoldina comemora 65 anos
O Vigilante Online

Criada em 27 de julho de 1959, a EEORP está localizada no Bairro Quinta Residência.

A Escola Estadual Omar Resende Peres, localizada no Bairro Quinta Residência, em Leopoldina, comemorou no dia 14 de agosto o 65º aniversário de sua fundação.

A cerimônia, realizada na quadra coberta daquela instituição de ensino público, reuniu mais de uma centena de pessoas, entre alunos, direção, supervisoras, professores, servidores administrativos, autoridades e demais convidados.

A Mesa de Honra da solenidade foi composta pelo Diretor da Escola Estadual Omar Resende Peres – Professor Thiago Gropo Toledo, a Vice-Diretora -Professora Nízia Venturi Fajardo, Sra. Ana Paula de Moura Ferreira Dias – Diretora da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina, Sra. Lúcia Lopes Horta – Secretária Municipal de Educação de Leopoldina, Arnaldo Spíndola – Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Leopoldina; Sra. Luíza Peres – representando o Sr. Omar Resende Peres (filho do Patrono da escola).

Representando o 68° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais sediado em Leopoldina, em nome do seu Comandante Tenente Coronel Ricardo Medeiros da Cruz Borges o 2º Tenente Douglas Almeida dos Santos Caixeta, representando a 37ª Cia PM de Leopoldina em nome de seu Comandante Capitão Getúlio Carlos Rabelo – o 2º Tenente Ronny.

continua depois da publicidade



Também foram convidadas para a Mesa de Honra as Especialistas em Educação Básica Adriana de Almeida Rodrigues, Priscila de Melo Castro e Thaís Machado Lima, além da Professora Milene Guerra Basile Xavier, servidora mais longeva em atividade naquele estabelecimento de ensino, que representou todos os servidores da escola na Mesa de Honra.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino à Leopoldina, os componentes da Mesa de Honra foram convidados à discursar, ocasião na qual todos parabenizaram a Escola pelos 65 anos de atividades. Encerrando os pronunciamentos o Diretor Thiago agradeceu a todos os colaboradores e alunos pelo apoio.

À Reportagem do Jornal O Vigilante Online o Diretor Thiago Gropo Toledo falou sobre a importância da Escola: “Em nome da Escola Estadual Omar Resende Peres, quero agradecer a presença de tantas autoridades, amigos e alunos na solenidade oficial de aniversário. Particularmente, é uma honra pra mim fazer parte da história desta escola, não necessariamente por estar na direção, mas por completar, neste ano de 2024, 17 anos dedicando minha vida aqui. Poder contribuir com a educação de algumas gerações, ter a oportunidade de fazer a diferença na vida de milhares de alunos, é muito gratificante. Espero que a Escola continue crescendo, continue se transformando em referência na cidade e que, acima de tudo, seja um lugar acolhedor, que cumpra mais que seu papel de escolarização, mas que seja um espaço de acolhimento, de respeito as diferenças, inclusivo e formação ética para nossos alunos. Muito obrigado a todos”, declarou.

A cerimônia foi encerrada com o tradicional “Parabéns”, bolo de aniversário e muitas fotografias.

Apresentação da Escola durante a solenidade

A Escola Estadual Omar Resende Peres não é apenas uma escola, mas uma incubadora de sonhos. Ao recebermos nossos alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental até chegarem a modalidades mais avançadas, a Omar Resende Peres trabalha todos os dias para dar sentido aos sonhos dos nossos alunos. Nossa razão de existência é ofertar uma educação de qualidade a todos, que seja inclusiva, que respeite as individualidades e que proporcione um crescimento integral do ser humano.

A Escola Singular da Quinta Residência foi criada aos 27 dias do mês de julho de 1959 pela Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA), à Rua Antônio Fernandes Valentim, s/nº, Bairro Quinta Residência, em Leopoldina, na época em que era Ministro da Educação o ilustre leopoldinense, Dr. Clóvis Salgado, como uma escola de ensino primário.

continua depois da publicidade



Em 30 de março de 1962, passou a funcionar como Escolas Reunidas do Bairro Quinta Residência, nos termos do artigo 31 do Código de Ensino Primário, vindo a constituir entidade mantenedora o Estado de Minas Gerais, no governo do Dr. José de Magalhães Pinto.

Em outubro de 1963, foi transformada em Grupo Escolar “Omar Resende Peres”, em significativa homenagem prestada ao cidadão leopoldinense altamente conceituado no município por suas virtudes e qualidades inestimáveis, tragicamente falecido em desastre de avião no ápice de sua carreira política.
Em observância à lei federal nº 5.692/1971, passou a denominar-se Escola Estadual Omar Resende Peres. Ao longo dos seus 65 anos, a escola deteve as autorizações legais para ofertar, em três turnos, o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino profissionalizante.

Para prestarmos nossa reverência e homenagem a tantos servidores que construíram a história da Omar Peres, em conjunto com os alunos que por aqui passaram, citaremos todos aqueles que dedicaram-se à direção desta escola, a começar pela Professora Dora Rodrigues Lacerda, a seguir Professora Adelaide Nogueira Camacho, Professora Maria da Glória Reis Junqueira, Professora Filomena L. França, Professora Nice França Fonseca, Professora Lourdes Maria Berno de Rezende, Professora Solange Rodrigues Costa, Professora Rosângela Maria Soares Furtado, Professora Nilza de Oliveira Monteiro André, Professora Eliana Maria Machado Medina, Professora Rosimar Aparecida Peixoto Cuco e, desde janeiro de 2023, o atual diretor, Professor Thiago Gropo Toledo.

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida