Diretoria da Coopleste estima que mais de 60 mil pessoas visitaram a Exposição durante os 9 dias do evento, superando a expectativa inicial de 40 mil pessoas.
A Expoleo 2024 reuniu em Leopoldina, no período de 29 de junho a 7 de julho, grandes representantes da pecuária leiteira de Minas e do Brasil através da realização da 86ª edição do seu Torneio Leiteiro, além de sediar a 43ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, de 4 a 6 de julho.


Promovida pela Coopleste, a programação desenvolvida no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis (Zequinha Reis), alternou atrações para vários públicos, alcançando crianças e famílias, tornando-se também um centro de negócios, envolvendo genética do gado leiteiro, equipamentos, serviços e a troca de conhecimentos por meio de palestras via Sindicato Rural de Leopoldina e Sebrae.

Nos tradicionais pavilhões os visitantes puderam observar animais das raças Tabapuã, Guzerá, Girolando, Nelore, Nelore Pintado, Holandês Preto e Branco e o Gir Leiteiro, baias com cavalos Margalarga Marchador e uma fazendinha com pets.



Estrategicamente os espaços internos do Parque de Exposições foram direcionados para a convivência, a confraternização, a preservação da história do evento e opções em exposições de artesanatos, agricultura familiar, piscicultura, dentre outros, com a participação da Emater-MG, Epamig e IMA.


Considerada a melhor Exposição Agropecuária da região, a Expoleo cumpriu mais uma vez seu papel de ser uma festa completa, na qual a presença do público superou as expectativas iniciais de 40 mil pessoas durante os nove dias da festa, tendo alcançado em torno de 60 mil a 70 mil pessoas, segundo os organizadores da Exposição.
O médico-veterinário e produtor rural Marcelo Junqueira Ferraz (foto abaixo), presidente da Coopleste, destaca que a Expoleo simboliza o ápice do calendário de eventos do município, mantendo a tradição de valorizar, divulgar e incentivar a pecuária leiteira e a produção rural.

De fato, revigorada com a confirmação de que em 1905 foi realizado em terras leopoldinenses um torneio leiteiro que viria a ser, atualmente, um elemento decisivo para que a Exposição de Leopoldina reivindique ser reconhecida como a primeira Exposição Agropecuária de Minas Gerais e, possivelmente, também do país, a relevância da Exposição de Leopoldina pode ser dimensionada pelo número de animais expostos: 89 cavalos Mangalarga Marchador e 220 bovinos.
A capacidade de movimentar a economia local ao atrair e ampliar o fluxo de visitantes na cidade é outra marca da Expoleo, gerando empregos temporários, centralizando as atenções para a pecuária leiteira e o produtor rural, desse modo contribuindo com o aquecimento do setor terciário.
A projeção da Expoleo este ano foi novamente percebida já na cerimônia de abertura oficial, ao recepcionar autoridades e lideranças setoriais ligadas ao agro, como o vice-presidente da Faemg – Marion Ferreira Gomes e o Diretor da Associação Brasileira do Girolando Sem Fronteiras, Cláudio Moura, que também preside o Girolando Sem Fronteiras em Leopoldina.

Os prefeitos de Leopoldina, Recreio e Laranjal, vereadores, secretários municipais locais, empresários, produtores rurais e expositores, o presidente do Sindicato Rural de Leopoldina, representantes da imprensa local e regional, deputado estadual, assessores parlamentares, estavam presentes na cerimônia, com direito a hasteamento das Bandeiras, execução do Hino Nacional e do Hino à Leopoldina e o desenlace da fita inaugural.

No encerramento da solenidade, uma emocionante homenagem foi prestada pela Coopleste ao Sr. José Mauro Reis Guerra, 84 anos, agraciado com a Comenda do Mérito Rural e respectivo Diploma. Produtor rural e criador de Mangalarga Marchador, José Mauro foi fundador do Clube do Cavalo de Leopoldina em 1982, entidade presidida por ele em vários mandatos; diretor da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) no período de 1988 a 1993; fundador da Associação dos Criadores e Usuários do Cavalo Mangalarga Marchador da Mata Mineira – da qual também foi presidente, e diretor da Coopleste (2001/2009).

Durante a semana a Exposição foi prestigiada pela presença do presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Gir Leiteiro (ABCGIL), o pecuarista leopoldinense Evandro do Carmo Guimarães (Fazendas do BASA). Outros dois prefeitos, de Argirita e Estrela D’Alva, também compareceram.
Merece destaque no evento o fator segurança, com portaria assistida por equipe particular e a constante presença no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis de equipes das forças de segurança pública estadual e Corpo de Bombeiros.
Soldados alunos da 104ª Companhia Escola da PMMG (foto abaixo), em Juiz de Fora, sob o comando do 1º Tenente Tarciano, dentre outros que atuaram no decorrer da semana à frente da equipe, reforçaram o policiamento em Leopoldina, sede do 68º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Grande evento, a 86ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina serviu de preparação para os policiais em formação atuarem em outras programações, em breve, junto aos militares da PMMG.


Ao Jornal O Vigilante Online, o presidente da Coopleste enfatizou a participação dos julgadores dos cavalos Mangalarga Marchador. “Sérgio Machado Coelho Viotii, de Juiz de Fora, foi o técnico de admissão e Agnaldo Machado de Andrade, da ABCCMM, um juiz natural de Leopoldina. É importante frisar que esta é a primeira vez que a cidade contou com a atuação de um leopoldinense nos julgamentos, que, aliás, foram muito elogiados”, afirmou Marcelo.
Membro da diretoria da Coopleste, Dudu Vilas acrescentou que o Torneio Leiteiro foi organizado pela Expoleo e Emater-MG, coordenado por Rodrigo Modesto Junqueira, colaborador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais.
Marcelo Junqueira Ferraz incluiu dentre os destaques da Expoleo 2024 o êxito do Show de Calouros, que teve mais de 40 inscritos e movimentou a noite de terça-feira no palco, e o show de dança do Professor Dalcy. “A filosofia de trabalho da Coopleste quer cada vez mais prestigiar os talentos artísticos locais, que se apresentaram com sucesso no decorrer dos 9 dias de shows. Na medida do possível, queremos incluir na grade de atrações os grandes nomes do cenário musical nacional”, realçou o presidente da Coopleste.
Confira algumas fotos da Expoleo 2024





















Jornal O Vigilante Online com Júlio Cesar Martins
Leia também:
- Tradicional Exposição Agropecuária de Leopoldina começa neste sábado com programação diversificada
- Gian Silva vence Show de Calouros da Expoleo 2024
- Show com João Neto & Frederico lota Parque de Exposições de Leopoldina
- Sicredi está presente na 86ª Expoleo
- Show de Calouros e Grupo Nó Na Madeira são atrações da Expoleo nesta terça













