As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O edital da prova, com o cronograma completo, foi publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União.
No primeiro dia, os candidatos fazem a redação e as provas de linguagens e ciências humanas. No segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática. Clique aqui e acesse o edital na íntegra.
Os candidatos devem se inscrever no período de 27 de maio a 7 de junho, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As inscrições podem ser realizadas no site do Inep e custam R$ 85.
Mesmo quem conseguiu a isenção da taxa, como estudantes da rede pública, precisam fazer a inscrição. Apenas após a conclusão dessa etapa o aluno poderá participar da prova. A divulgação do gabarito está agendada para o dia 20 de novembro e o resultado deve sair em 13 de janeiro de 2025.
O Enem é a principal porta de entrada do ensino superior público, mas também serve para ter acesso a instituições privadas, universidades internacionais e os programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). O prazo para fazer o pagamento vai até o dia 12 de junho. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.
O Inep divulgará, ainda nesta segunda-feira, os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. O Instituto publicou um edital específico para essas solicitações e para as justificativas de ausência. A aprovação da isenção e da justificativa de ausência não significa que a inscrição foi realizada automaticamente.
Jornal O Vigilante Online com Jornal O Tempo













