Defesa Civil informa que são 83 municípios afetados, 41 pessoas mortas, 25 desaparecidas, 2.900 desabrigadas, 7.600 desalojadas, 122 mil afetadas, 3.000 pessoas resgatadas e 43 feridos.
O Governo de Minas Gerais, por meio do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) e da Secretaria de Saúde (SES-MG), enviou na tarde desta quinta-feira (2), equipes de apoio ao Rio Grande do Sul.
O número de mortos devido às fortes chuvas e enchentes provocadas por um ciclone extratropical que atingiu o estado esta semana subiu para 41. Com a atualização, agora são 83 municípios afetados, 2.900 pessoas desabrigadas, 7.600 desalojadas, 122 mil afetadas, 3.000 pessoas resgatadas e 43 feridos. O estado apresenta bloqueios parciais ou totais em 16 rodovias.
O objetivo é prestar auxílio necessário nas ações de busca e salvamento de vítimas das inundações provocadas pelas recentes chuvas que atingiram o estado. Nesta quarta-feira (1), dois profissionais da Defesa Civil de Minas Gerais já se deslocaram ao estado para iniciar os primeiros trabalhos.
A integração entre os órgãos especializados do Governo de Minas é fundamental para o envio de reforço operacional ao Rio Grande do Sul. Os bombeiros militares são especializados em busca e salvamento em enchentes e inundações e devem permanecer por pelo menos uma semana nesta missão.
Reforços
Ao todo, 28 militares do CBMMG serão transportados tanto por viaturas terrestres quanto por aeronaves. O avião Cesna Caravan, da SES-MG, tem previsão de decolagem do aeroporto da Pampulha às 15h30 desta quinta-feira (2/5), levando parte da equipe, e conta com estrutura para o transporte de eventuais vítimas. A previsão de chegada ao Rio Grande do Sul é no final da tarde desta quinta-feira (2/5).
Uma segunda aeronave, um helicóptero do modelo Eurocopter AS350 B3, conhecido como Esquilo, decola nesta sexta-feira (3) pela manhã, da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, levando bombeiros e equipamentos especializados para salvamento. A previsão de chegada é na tarde desta sexta-feira.
O restante da equipe, em deslocamento por terra, parte da Academia de Bombeiros Militar, em Belo Horizonte, às 14h30 desta quinta-feira (2), e deve chegar ao destino final na noite da sexta-feira (3).
Jornal O Vigilante Online com Agência Minas













