Polícia Civil alerta para golpes no pagamento do IPVA
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Polícia Civil alerta para golpes no pagamento do IPVA

Polícia Civil alerta para golpes no pagamento do IPVA
Divulgação

Corporação reforça que os canais oficiais para obtenção de informações sobre o imposto são a página do IPVA e a rede bancária credenciada.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alerta sobre uma crescente onda de golpes associados ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) nos últimos meses.

O delegado Daniel Buchmüller explica que falsos sites têm aparecido na internet após buscas genéricas, enganando os usuários pela sua semelhança com o site oficial. Isso tem levado muitos a não verificarem o endereço e efetuarem pagamentos através de boletos fraudulentos. “Além disso, recentemente, detectamos uma nova tática de golpe por meio de e-mails contendo boletos. Estes e-mails afirmam oferecer uma nova funcionalidade, sugerindo que o boleto do IPVA em anexo pode ser pago de forma rápida e fácil, o que os torna ainda mais atraentes para os usuários”, alerta o delegado.

O pagamento do IPVA deve ser realizado diretamente nos caixas eletrônicos de bancos credenciados ou através da guia de arrecadação disponível nos sites oficiais: transito.mg.gov.br ou fazenda.mg.gov.br. A lista das instituições credenciadas também está disponível no site transito.mg.gov.br.

continua depois da publicidade



Se houver suspeita de que o pagamento foi feito por meio de um boleto falso, é fundamental verificar a situação do veículo no site: transito.mg.gov.br. Basta clicar na aba “Veículos” e em seguida em “Consultar Situação do Veículo”. Será necessário preencher os dados solicitados da placa e chassi do veículo para realizar a pesquisa com segurança.

O veículo só estará licenciado e regularizado se os débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do seguro obrigatório, da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas estiverem pagos. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Se não constar como quitado o imposto ou outras taxas, é recomendável contatar a PCMG com os comprovantes de pagamento e buscar regularizar a situação do veículo por meio do site oficial para evitar contratempos em possíveis fiscalizações.

continua depois da publicidade



É importante ressaltar que, em Minas Gerais, o antigo DETRAN foi transformado na Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), agora sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag).

Jornal O Vigilante Online com Polícia Civil



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida