Solenidade será realizada na quinta-feira, dia 4 de abril, na sede do Legislativo leopoldinense. Esta é a 20ª edição do Parlamento Jovem Minas.
Uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do Brasil, o Parlamento Jovem Minas chega em 2024 à sua 20ª edição. Referência em educação para a cidadania no País, o Parlamento Jovem teve seu lançamento oficial na última sexta-feira, dia 22 de março, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Em Leopoldina, a solenidade de lançamento do Parlamento Jovem 2024 será realizada na quinta-feira, dia 4 de abril, a partir das 18h, na sede da Câmara de Vereadores, com a palestra “Avanços da Educação Básica”, proferida pela vice-diretora e ATB Financeiro da Escola Estadual Professor Botelho Reis, Maria do Rosário Bianque.
Conforme as informações da Assembleia Legislativa, estudantes de 145 municípios, divididos em 20 polos regionais, vão debater o tema “Melhorias no ensino escolar”, escolhido pelos próprios estudantes pela sua relevância social. O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política dos estudantes do ensino médio. Nele, o jovem conhece a política e as formas de participação nos Legislativos municipal e estadual.
Realizada pela Escola do Legislativo estadual em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas, no âmbito de Leopoldina a iniciativa da ALMG conta com a parceria da Câmara de Vereadores, por meio da Escola do Legislativo Professora Juracy Barbosa Furtado.
A palestra desta quinta (4), poderá ser acompanhada em tempo real pelas redes sociais do Legislativo leopoldinense através da transmissão feita pela TV Câmara local.
São objetivos do PJ Minas o estímulo à formação política e cidadã de estudantes por meio de atividades que os façam entender a organização dos poderes e a importância da participação popular; propiciar a vivência da democracia, através de estudos, debates e negociações, respeitando-se as diferentes opiniões; despertar o interesse dos jovens pela agenda sociopolítica de seu município e do Estado, estimular a participação democrática na discussão e na decisão de questões relevantes para a comunidade, além de incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania.
O projeto é realizado em cinco etapas: Preparação, Implantação, Etapa Municipal, Etapa Regional e Etapa Estadual. Ao final das atividades os jovens encaminham propostas de ação legislativa sobre o tema. As sugestões são entregues às Câmaras Municipais e à ALMG.
A Câmara Municipal de Leopoldina está localizada à Avenida Getúlio Vargas, 565, na região Central da cidade.

Jornal O Vigilante Online













