A Assembleia Geral Ordinária (A.G.O.) realizada no último dia 16 de fevereiro pela Cooperativa Agropecuária Região Leste de Minas Gerais (Coopleste), reelegeu para um segundo mandato como presidente da entidade o pecuarista e médico-veterinário Marcelo Junqueira Ferraz.
Durante a Ordem do Dia da Assembleia, foi apresentada a prestação de contas dos órgãos da Administração, além da destinação do resultado do exercício findo em 31 de dezembro de 2023 e a eleição dos membros da Administração, Conselho Fiscal e Conselho de Ética.
Dentre as ações planejadas pela nova diretoria da Cooperativa Leste com o objetivo de assegurar recursos para manutenção da entidade está a construção de pontos comerciais em uma área do Parque de Exposições, à Rua Coronel Olivier Fajardo, cujo projeto (foto) foi apresentado aos cooperados durante a reunião.

Juberto Camargo, que presidiu a sessão da AGO com a participação de Agnaldo de Andrade como secretário da Mesa, confirmou à Reportagem do Jornal O Vigilante Online que, por aclamação de expressiva maioria dos cooperados presentes à Assembleia, Marcelo Junqueira Ferraz foi reeleito com sua diretoria para um novo mandato de dois anos.

A diretoria da Coopleste para o biênio 2024/2025 é formada por Luiz Gustavo Fellet Barbosa, Luiz Paulo Reis Barbosa, Rogério de Castro Ávila, Fernando Miranda Vargas, José Hélio Bonin, Rogério Alonso de Carvalho, Marcelo Junqueira Ferraz, Vinícius de Souza Lima França, Ronney de Paula Oliveira e Jaci Honório Vieira Toledo.
Marcelo (ao centro) recebeu o abraço dos irmãos Salviano – presidente do Sindicato Rural de Leopoldina e Pedro Augusto, Prefeito Municipal e ex-presidente da Coopleste, parabenizando-o pela reeleição.

No dia seguinte à AGO, sábado (17), Marcelo Junqueira Ferraz foi entrevistado pelo Programa “Conexão Rádio Cidade / Jornal O Vigilante”, apresentado por Júlio Cesar Martins e José Augusto Cabral, ocasião em que comentou sobre os dois primeiros anos de sua gestão à frente da Coopleste, os planos, expectativas e os eventos que serão realizados neste novo período de trabalho juntamente com sua diretoria.

Para o período de 18 a 23 de março, o Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis sedia a “Fest Milk 2024”, um desfile de qualidade para produção de leite, realizada pela Associação dos Criadores de Girolando Sem Fronteiras, com suporte da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e da ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro e o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal de Leopoldina, ACIL e Coopleste.
Durante a Fest Milk, as Fazendas do BASA, do pecuarista Evandro do Carmo Guimarães, promovem no dia 20 de março o Seminário “Crédito Rural para o melhoramento Genético”, com foco nos produtores de leite pequenos, médios e familiares. Este evento conta com a organização das Fazendas do BASA, Fazenda São José SJ Lalu, Emater, Sicoob Coopemata, Sicoob Credimata, Coopleste, Leolac Laticínios, Sindicato Rural, SENAR, Prefeitura Municipal, Jornal O Vigilante, Girolando Sem Fronteiras, IMA e ABS pecplan.
Nos dois primeiros anos de sua gestão à frente da Coopleste, no período 2022/2023, Marcelo Junqueira Ferraz e sua diretoria realizaram eventos e promoveram iniciativas de grande relevância local e regional.
No próximo mês de abril completará um ano a Certificação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Bovinocultura de Leite da Zona da Mata, abrangendo Leopoldina e a região. O Certificado foi entregue com a presença de autoridades estaduais e locais, no Salão Nobre da Coopleste, com a presença de Marcelo Junqueira Ferraz na Mesa de Honra do evento.

De 10 a 15 de abril de 2023 o Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis foi palco de duas importantes Exposições do gado Girolando e do Gir Leiteiro do Brasil: a etapa Sul/Sudeste do Circuito Megaleite 2022/2023 da Exposição Interestadual de GIROLANDO e a 1ª Exposição Ranqueada do GIR LEITEIRO de Leopoldina.

Um trabalho de pesquisa, apresentado em julho de 2023, confirmou através de documentos que a Exposição Agropecuária de Leopoldina é a mais antiga Exposição de Minas Gerais. Os novos dados, obtidos pela jornalista Márcia Vaz, foram apresentados durante a 85ª Expoleo e confirmam que essa primeira Exposição aconteceu em 1907.

Também em 2023, no dia 25 de agosto, foi assinado convênio entre a Coopleste e a Prefeitura de Leopoldina, por meio de sua Secretaria de Saúde, para oferecer através do SUS o serviço de equoterapia para crianças com autismo em Leopoldina, utilizando o espaço do Parque de Exposições de maneira gratuita para as sessões de equoterapia.
Em junho de 2023 a 85ª Expoleo, além dos shows e demais atrações, teve entrada grátis todos os dias e foi palco de 9 palestras técnicas, resultado da parceria entre a Coopleste, Faemg, Senar e Sindicato Rural de Leopoldina, com apoio de LAC – Laticínios Leolac, Sicredi, IMA, Emater Minas Gerais, Prefeitura de Leopoldina através da Secretaria Municipal de Agricultura e Câmara Municipal de Leopoldina.

De 8 a 12 de março de 2023, o Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis sediou a 25ª Expo Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, promovida e organizada pela Associação dos Criadores e Usuários do Cavalo Mangalarga Marchador da Zona da Mata Mineira, credenciada à Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), com a participação de criadores da Zona da Mata mineira, Espírito Santo, Ceará e Rio de Janeiro inscreveram 150 animais.

A 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras, realizada em Leopoldina de 18 a 23 de abril pela Associação dos Criadores de Girolando Sem Fronteiras contou com stands de empresas e instituições locais, regionais, estaduais e nacionais, além de criadores e expositores de gado Girolando vindos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que engrandeceu ainda mais o evento.

Durante a 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras, uma importante palestra promovida pelas Fazendas do BASA, do pecuarista leopoldinense Evandro do Carmo Guimarães, reuniu no dia 21 de abril no Salão de Eventos da Coopleste, 45 universitários do curso de ZOOTECNIA do IF Sudeste de Rio Pomba e 30 estudantes de graduação do curso de MEDICINA-VETERINÁRIA da Faculdade Sudamérica, de Cataguases.
A palestra teve como tema o mercado crescente de profissionais dedicados ao melhoramento genético do GIR LEITEIRO E GIROLANDO, na área de reprodução assistida (transferência de embriões). Expositores e produtores rurais também prestigiaram o evento, que ao final sorteou 3 pacotes com 3 embriões de meio-sangue, custeados pelas Fazendas do BASA.
Jornal O Vigilante Online












