Vítima alega ter sido lesada ao comprar um automóvel da marca Land Rover zero km, pelo qual efetuou o pagamento com entrega de seu usado da mesma marca e a outra parte por transferência bancária.
Uma denúncia feita junto às autoridades de Minas Gerais e São Paulo por um consumidor residente no município de Leopoldina, na Zona de Mata mineira, está sendo investigada pela Polícia Civil dos dois estados. O inquérito policial visa apurar a ocorrência de estelionato que teria sido praticado pelo vendedor de uma concessionária da marca Land Rover, localizada na cidade de São Paulo.

De acordo com o advogado do denunciante, Dr. Gessy Pereira (foto), em novembro de 2023 seu cliente fechou negócio com um vendedor vinculado à concessionária C B Automotive, onde anteriormente o leopoldinense já havia adquirido outros 5 veículos da marca, sem que houvesse qualquer problema, condição que o deixou tranquilo para que efetivasse a compra do veículo, modelo Defender X-Dynamic SE 300PS 4 portas, pelo valor de R$ 758 mil.
“Por conta destas compras anteriores não apresentarem nenhum problema, meu cliente confiou na concessionária através do funcionário e realizou o negócio, em total boa-fé, depositando na conta indicada a quantia de R$ 308 mil reais, além da entrega do seu veículo usado, um Land Rover modelo Defender 90D HSE 2 portas como parte do pagamento, avaliado em R$ 450 mil, totalizando um crédito de R$ 758 mil, que corresponde ao veículo adquirido”, explicou o advogado, acrescentando que em contrapartida a empresa efetuou o pedido do veículo novo, importado da Inglaterra, uma vez que o pagamento já havia sido quitado.
A Reportagem apurou que no dia 12 de dezembro de 2023, portanto há pouco mais de 30 dias após a encomenda do veículo, foi constatado pela vítima que o crédito dos R$ 758 mil não havia sido disponibilizado pela concessionária, que afirmou não ter recebido o valor e atribuindo a responsabilidade exclusivamente ao vendedor.
“A justificativa da empresa não procede, uma vez que o pedido do veículo zero km foi concretizado e encaminhado à fábrica, o que não se dá sem que exista o prévio pagamento”, afirma o advogado Dr. Gessy, que já esteve por 4 oportunidades em São Paulo na tentativa de solucionar o caso, até o momento sem uma definição.
O advogado também informou que o veículo usado, dado pela vítima como parte do pagamento, foi comercializado na cidade de Americana – SP, emplacado em Brasília – DF e encontra-se na cidade de Petrolina – PE.
A decisão de levar o assunto ao conhecimento público se deu pela ausência de uma solução amigável, tanto pela concessionária, quanto pelo fabricante, que também foi formalmente comunicado acerca do ocorrido.
Segundo o advogado do consumidor, além das esferas policial e judicial a situação será levada ao conhecimento da Land Rover na Inglaterra. “Entendo como um absurdo o tratamento dispensado ao meu cliente, consumidor de uma marca de luxo e que vem recebendo tratamento de lixo”, frisou Dr. Gessy, que aguarda um pronunciamento da Justiça em relação ao caso, sob apreciação no Fórum Dr. José Gomes Domingues, em Leopoldina, porém, ainda espera um posicionamento, sobretudo do fabricante.
A Redação não conseguiu contato com a defesa do vendedor citado na denúncia e com a concessionária. Até o fechamento desta matéria o escritório da marca Land Rover em São Paulo não havia encaminhado resposta à solicitação de informações feita pelo Jornal a respeito do caso.
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