Cerimônia de culminância do projeto foi realizada no auditório do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, no sábado (25). Programação teve continuidade na Praça Félix Martins, onde foram apresentados trabalhos de alunos das escolas, além de ações sociais e de saúde.

Neste sábado, 25 de novembro, foi realizada no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, em Leopoldina, a cerimônia de culminância do Projeto “Valorização da Vida – A vida vale mais”, uma iniciativa conjunta de vários segmentos da sociedade leopoldinense com o objetivo de fomentar, em especial nos jovens, a necessidade de viver a vida da forma mais saudável possível.
O Projeto teve a participação dos alunos de escolas públicas e particulares do município. Através de apresentações artísticas no auditório do Centro Cultural, os jovens envolveram o público com suas músicas, danças e interpretações, tudo com muito talento e emoção.
Na abertura da cerimônia foram convidados a ocuparem lugares de destaque a secretária municipal de Assistência Social – Luíza Helena Morais Barbosa, que representou o prefeito de Leopoldina Pedro Augusto Junqueira Ferraz, juntamente com os secretários municipais de Educação – Lúcia Lopes Horta, de Saúde – Márcio Vieira Machado e de Esporte, Lazer e Turismo – Hudson Rodrigues de Jesus; a superintendente da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina – Ana Paula de Moura Ferreira Dias, Aloísio Soares Fajardo Filho (Nem) idealizador e administrador do Grupo Levanta de Novo, o psicólogo Lisângelo Fontoura e o gerente da Agência Sicredi em Leopoldina, Pâmero Furtado.

Os números artísticos foram apresentados por alunos da Escola Municipal Judith Lintz, Colégio Imaculada Conceição, Escola Municipal Osmar Lacerda França, Colégio Equipe, Escola Municipal Ribeiro Junqueira e Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho. Também participaram do Projeto os estabelecimentos de ensino Escola Estadual Emílio Ramos Pinto, Escola Estadual Prof. Botelho Reis e Escola Municipal Judith Lintz.
As escolas que desenvolveram as atividades do Projeto “Valorização da Vida – A vida vale mais” nos últimos meses foram agraciadas com Troféus, entregues pelas autoridades e convidados às diretoras ou seus representantes: Colégio Imaculada Conceição – Conceição Zambrano, E.M. Ribeiro Junqueira – Fabíola Zambeli, E.E. Emílio Ramos Pinto, Colégio Equipe – Rodrigo Baptista Ramos, E.M. Osmar Lacerda França – Vitória Souza Amaral, E.E. Prof. Botelho Reis – Janderson Mendonça, E.M. Judith Lintz – Cláudia de Paula Mendes, E.E. Sebastião Silva Coutinho – Benedita do Rosário Alves Rezende (Zazaia).
Após o encerramento da cerimônia no Centro Cultural, a programação da Culminância do Projeto prosseguiu na Praça Félix Martins, onde alunos apresentaram seus trabalhos em tendas montadas pela Prefeitura Municipal, onde também foram desenvolvidas ações de Saúde pela Secretaria Municipal de Saúde.











Sobre o Projeto
Como o próprio nome diz, o projeto “Valorização da Vida” visa fomentar nos leopoldinenses, em especial nos jovens, a necessidade de viver a vida da forma mais saudável possível, contando com a esperança, a colaboração, o respeito, o amor ao próximo, utilizando a linguagem universal do amor que favorece e enobrece a vida de forma saudável e harmoniosa.
O projeto nasce com a pretensão de ser uma iniciativa da sociedade leopoldinense para a sociedade leopoldinense, a partir da união de representantes de entidades. Ao seu desenrolar foi cada vez ganhando mais forças, ao passo que mais e mais pessoas de boa fé tomavam conhecimento do projeto e se uniam para fazer a vida valer mais.
Ambicioso, o Projeto pretende fazer parte do calendário municipal, ter ações sobre a valorização da vida distribuída durante todo o ano, tornando as ações de saúde mental uma constante, percorrendo as escolas e bairros periféricos, tendo como foco as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, buscando sempre a adesão de mais pessoas, em especial daquelas que de acordo com o seu trabalho, com o seu projeto de vida, com a sua posição de autoridade pública ou no setor privado, que de alguma forma é convidada pelo senso de responsabilidade social a fazer a diferença e deixar a sua contribuição para os jovens leopoldinenses e consequentemente para o futuro da cidade.
Enfim, o Projeto “Valorizando a Vida” quer proporcionar por meio da arte, educação, esporte, cultura, espiritualidade, dentre outras áreas, que os jovens de hoje se tornem formadores de opiniões amanhã, pavimentando a estrada que a todos levará para um futuro mais promissor, onde todos entendam que a vida vale mais.
Jornal O Vigilante Online
















