Morre ex-governador de Minas Alberto Pinto Coelho
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Morre ex-governador de Minas Alberto Pinto Coelho

Morre ex-governador de Minas Alberto Pinto Coelho
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O político estava internado no hospital Mater Dei, na região Centro-Sul da capital.

Alberto Pinto Coelho Júnior, ex-governador de Minas Gerais, morreu por volta das 6h desta segunda-feira (20), em Belo Horizonte. Ele tinha 78 anos e foi vítima de leucemia. O político estava internado no Hospital Mater Dei, na região Centro-Sul da capital, para tratar uma leucemia.

A morte foi confirmada pelo filho dele, o deputado estadual Betinho Pinto Coelho (PV). “É com tristeza profunda que comunico o falecimento do meu amado pai, nesta segunda-feira, 20 de novembro de 2023. Em breve traremos informações sobre o local em que prestaremos nossas homenagens a este que foi, é e sempre será a minha maior referência”, diz o comunicado de Betinho Pinto Coelho.

continua depois da publicidade



Alberto Pinto Coelho era casado com a pedagoga Célia Pinto Coelho. Deixa quatro filhos: Alberto, Alexandre, Daniel e Paula; ele tinha também cinco netos.

Quem foi Alberto Pinto Coelho?

Ele chefiou o poder Executivo de Minas Gerais entre abril e dezembro de 2014 após a renúncia de Antonio Anastasia, de quem era vice-governador.

Nascido em Rio Verde, Goiás, o ex-governador vem de uma família tradicional da política brasileira. Seu pai, Alberto Pinto Coelho, foi presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, entre 1947 e 1948. Cargo que, no futuro, Alberto Pinto Coelho exerceu em Minas Gerais, quando presidiu a Assembleia Legislativa mineira (ALMG), entre os anos de 2007 e 2009.

Seu filho, o deputado estadual Betinho Pinto Coelho, assumiu a herança política do pai e atualmente é o 3º vice-presidente da Assembleia.

continua depois da publicidade



Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada pelo governador Antonio Anastasia. Em abril de 2014, Alberto Pinto Coelho assumiu o Governo do Estado de Minas Gerais .

Nas redes sociais, diversos políticos repercutem a morte do ex-governador. Entre eles o ex-governador e atual conselheiro do Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia, de quem Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador.

“Minas Gerais perde hoje um de seus mais destacados homens públicos. Alberto Pinto Coelho foi um político exemplar, caracterizado por sua habilidade singular em ouvir, integrar e transformar divergências em consensos. Um político de coração enorme, singular e generoso”, disse Anastasia complementando que perdeu um grande amigo.

Outro que comentou foi o secretário de Governo de Romeu Zema (NOVO), Gustavo Valadares, que lamentou a morte do ex-governador, a quem chamou de “referência”. “Minas Gerais e o Brasil perdem hoje um grande homem público. Governador Alberto Pinto Coelho foi, desde meu engatinhar na vida pública, uma das minhas principais referências. Deixa como legado uma história pautada no diálogo e na convergência. Abraço forte em toda família”, escreveu.

Jornal O Vigilante Online com Jornal O Tempo

📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram





Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida