As obras realizadas serão apresentadas durante evento nesta quinta-feira, 28 de setembro.






Nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, a Comunidade Terapêutica Levanta de Novo, em Leopoldina, comemora 23 anos de atuação no tratamento e recuperação de dependentes químicos com um evento, às 19h, na sede do Grupo de Auxílio da entidade, à Rua Antônio Fernandes Valentim, s/nº, no Bairro Quinta Residência. Na ocasião serão apresentadas as obras de revitalização da estrutura daquele imóvel.
Durante a programação de entrega das obras, será apresentado um pequeno documentário contando a trajetória do Levanta de Novo, desde sua fundação pelo seu idealizador e atual diretor administrativo, Aloísio Soares Fajardo Filho (Nem).
A entidade é presidida pelo Sr. Jorge Antônio de Castro e tem 4 conselheiros. Um dos voluntários do Grupo, Sandromar Moreira dos Santos, relatou detalhes da revitalização do imóvel, com área de 1.100 m², que pertence ao Estado e há 20 anos foi cedido à Instituição através de autorização da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
De acordo com Sandromar, as obras no local foram iniciadas há 2 meses, graças à segunda remessa da verba impositiva da Câmara de Vereadores, o que tornou possível, dentre outros, a troca de portas, nova pintura, substituição de telhas, móveis e cadeiras antigas ou quebradas, reforma dos bancos de madeira que foram doados pelo saudoso Roque Schettino, limpeza e retirada de cinco caminhões de entulhos do terreno, instalação da cerca de concertina nos muros com o objetivo de preservar o patrimônio evitando furtos de materiais, construção de rampa de acesso às salas e jardinagem. “Esperamos que esta renovação perdure por bastante tempo”, comentou.

Duas vertentes integram a estrutura do Grupo Levanta de Novo, uma delas é a Comunidade Terapêutica, propriedade rural onde funciona a Comunidade Terapêutica, localizada na região do distrito de Tebas. A outra é o Grupo de Auxílio, na Quinta Residência.
Sandromar explica que a Comunidade Terapêutica na área rural cuida dos dependentes químicos que querem deixar o vício, onde eles se internam até por seis meses, enquanto na Quinta Residência o Grupo de Auxílio promove reuniões direcionadas aos adictos às segundas e sextas e reuniões públicas com famílias às quintas, além de palestras para a comunidade.
“Aqui no Grupo de Auxílio do Levanta de Novo no Bairro Quinta Residência, a família que quer procurar a internação para um dependente químico pode conversar com o Nem ou com o assistente social”, informou Sandromar, acrescentando que um psicólogo também integra a equipe da instituição.
Conforme as informações, as famílias dos adictos precisam valorizar essa estrutura e o que ela faz para o município. “Observamos uma baixa adesão das famílias dos atuais internos e daqueles que já participaram, pois a presença é fundamental para o êxito do tratamento”, destacou.

“Muitas pessoas acham que ao sair do período de internação por seis meses na Comunidade Terapêutica a pessoa está curada. Não é verdade. O grupo, a unidade, o apoio continuado é que possibilitam enfrentar o problema”, enfatizou Sandromar.
Nestes 23 anos de atividades, aproximadamente 4 mil pessoas, entre famílias, adictos e outros atendimentos já passaram pelo Grupo Levanta de Novo.
O Grupo Levanta de Novo agradece aos vereadores pela Emenda Impositiva, ao prefeito de Leopoldina pelo apoio da estrutura da prefeitura através das Secretarias Municipais, dentre elas a Secretaria de Saúde, além de um agradecimento especial à sociedade de Leopoldina.

Jornal O Vigilante Online















