A Operação marcou o lançamento da Campanha no município, sede do Batalhão. A Semana Nacional do Trânsito é comemorada anualmente no período de 18 a 25 de setembro.



Com o tema “No trânsito, escolha a vida!”, a Semana Nacional do Trânsito, comemorada todos os anos no período de 18 a 25 de setembro, foi lançada em Leopoldina na tarde desta segunda-feira (18), através de uma Operação desenvolvida pelo 68º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura.
A Operação, que teve à frente o Comandante da 159ª Companhia Tático Móvel, Capitão Gilmar Seoldo, contou com a participação de 4 viaturas, 3 motos e 11 militares, além da presença do Chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Iago Xavier.


Com o objetivo de conscientizar a população em relação ao trânsito no âmbito do município, a Operação teve seu início na sede do 68 BPM, na Avenida Getúlio Vargas, de onde as equipes se dirigiram até a Praça General Osório, no Centro da cidade, local definido para a distribuição do material informativo “PM Serviço – Fique Seguro” contendo dicas e orientações.
“A Campanha visa conscientizar toda a população sobre a importância da segurança no trânsito, a responsabilidade ao conduzir veículos nas vias públicas e nas tomadas de decisões pelos condutores”, explicou o Capitão Gilmar Seoldo, acrescentando que outras etapas da Operação serão realizadas no decorrer desta semana.
Iago Xavier informou que durante a Semana Nacional do Trânsito diversas ações educativas serão desenvolvidas pela Prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, citando como exemplos visitações às escolas, panfletagem, colocação de vários banners de conscientização na cidade e uma blitz educativa no sábado, na região central, mostrando equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros nos atendimentos de socorro e resgate em acidentes.

Priorização da segurança:
Ao dirigir, a segurança deve ser a prioridade número um. Isso inclui obedecer às leis de trânsito, respeitar os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige, não dirigir sob a influência de álcool ou drogas, entre outras medidas para evitar acidentes.
Consequências das escolhas:
As decisões tomadas no trânsito podem ter consequências significativas. Um momento de distração ou imprudência pode resultar em acidentes graves que afetam vidas humanas.
Responsabilidade pessoal:
Cada motorista tem a responsabilidade de escolher comportamentos seguros no trânsito. Essa responsabilidade não se estende apenas à própria vida, mas também à vida de outros motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.
Conscientização e educação:
Temos que ter a conscientização e a educação sobre segurança no trânsito, incentivando as pessoas a entenderem os riscos envolvidos ao dirigir e a buscar informações para tomar decisões mais seguras.
Comportamento cidadão:
Ao escolher a vida no trânsito, os motoristas estão desempenhando um papel fundamental como cidadãos responsáveis. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais segura e harmoniosa.
Em resumo, “No trânsito, escolha a vida!”, ou seja, a segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva e individual. É de suma importância priorizar a segurança e tomar decisões conscientes ao dirigir, a fim de proteger vidas e evitar tragédias no trânsito.
Jornal O Vigilante Online
















