Férias escolares acendem alerta de acidentes com pipas em redes elétricas
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Férias escolares acendem alerta de acidentes com pipas em redes elétricas

Férias escolares acendem alerta de acidentes com pipas em redes elétricas
Divulgação

Energisa orienta sobre os principais cuidados para que as férias sejam divertidas e sem acidentes. Responsáveis também devem ficar atentos quanto ao consumo de energia.

As férias escolares de julho já começaram em algumas escolas e os pais precisam ficar atentos com as crianças e adolescentes em casa para evitar acidentes envolvendo eletricidade. Nesse período de férias, é comum o uso por mais tempo de videogames e de celulares para jogos, além soltar pipa.

Valdecy Silva Barros Junior, supervisor da Energisa Minas Rio, orienta sobre os principais cuidados com o uso desses equipamentos. “Uma tomada irregular é um risco muito grande para as crianças que se divertem usando os eletrônicos. Deixar que a criança use o celular ou tablet enquanto está carregando, ou ligar o videogame junto com outros aparelhos, sobrecarregando a tomada, são atos inseguros que podem provocar acidentes com consequências graves. Por isso, é importante não usar aparelhos eletrônicos quando estiverem carregando. E jamais utilize fones de ouvidos quando o celular estiver conectado à tomada, pois pode provocar choques elétricos”, alerta Valdecy.

continua depois da publicidade



O uso em excesso dos equipamentos eletrônicos também pode gerar um gasto extra ao final do mês. Mas atitudes simples podem contribuir para a economia de energia como: abrir as cortinas e aproveitar a luz natural do dia, utilizar lâmpadas LED, retirar os aparelhos que não estiver usando da tomada, juntar as roupas e passá-las de uma vez, evitar banhos longos na posição inverno.

Para os pais que estimulam a brincadeira ao ar livre, a orientação é sobre a escolha do lugar. É indispensável que os pais e responsáveis direcionem as brincadeiras para parques e campos abertos, longe da rede de energia, o que evita acidentes e interrupção do fornecimento de energia. De 2022 até junho deste ano, foram registradas pela Energisa em Minas, cerca de 90 ocorrências por pipa na rede, interrompendo o fornecimento de energia para aproximadamente 25 mil clientes.

continua depois da publicidade



Também não se deve soltar pipa nos dias de chuva, especialmente quando houver raios, porque eles são atraídos por pontos altos. “E a pipa, nessas circunstâncias, pode ser esse ponto mais alto”. 

Dicas da Energisa para solta pipa com segurança e sem acidentes:

  • procure um local aberto e longe da rede elétrica;
  • jamais solte pipa próximo em áreas urbanas; 
  • nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais; 
  • não use cerol. Além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol danifica os fios de energia; 
  • se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a Energisa. Apenas profissionais autorizados pela empresa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica; 
  • não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente; 
  • alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes;
  • ao verificar pipas presas à rede elétrica, entre em contato com a Energisa por meio dos nossos canais de atendimento. aplicativo Energisa On; site: www.energisa.com.br; Call Center: 0800 032 0196.

Jornal O Vigilante Online com Energisa



Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida