Evento debateu soluções sustentáveis para evitar crise hídrica.

Integrantes do Pró-Mananciais de Leopoldina, Palma, Pirapetinga, Cataguases, Além Paraíba, Volta Grande e São João Nepomuceno participaram do VI Encontro do Pró-Mananciais realizado de 27 a 29 de junho no município de Caeté, na Grande Belo Horizonte. Eles fazem parte dos Colmeias, formados para executar de maneira eficiente as ações do programa da Copasa que visa à preservação e recuperação das microbacias hidrográficas.
Ao todo, conforme informou a jornalista Márcia Vaz Barbosa, cerca de 600 participantes representando as 291 cidades onde a Copasa atua estiveram presentes no evento que promoveu oficinas e palestras na área de meio ambiente, com foco na água e nas ações propostas pelo Programa.
Nos 291 municípios em que está presente, o Pró-Mananciais tem uma atuação robusta nas propriedades rurais que margeiam os rios utilizados pela Copasa para o abastecimento público. Por isso, o encontro contou ainda com duas palestras voltadas para os produtores rurais, que são parceiros da Copasa na proteção de nascentes e mananciais. Uma delas foi com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Marcelo Arco-Verde, que falou sobre gestão financeira de propriedades rurais e viabilidade financeira de sistemas agroflorestais.
O pesquisador deu uma aula de como o produtor rural deve agir como um gestor de sua propriedade, pensando em curto, médio e longo prazos. Segundo ele, é preciso saber administrar todos os recursos disponíveis na propriedade, sejam eles naturais, humanos, tecnológicos e financeiros. “O produtor precisa ter brilho nos olhos ao adotar boas práticas agronômicas, manejo e conservação do solo, adequação ambiental, tudo isso leva a uma maior produtividade e rentabilidade”, destacou o especialista da Embrapa.
O programa foi estabelecido em uma resolução conjunta entre Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e prevê que 0,5% da Receita Operacional auferida em tarifas seja destinada ao custeio do programa.
O programa integra a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Além disso, o programa integra o compromisso da Copasa de responsabilidade socioambiental e de desenvolvimento sustentável, ambos pautados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas melhorar a qualidade de água dos corpos d’água, apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais para melhorar a gestão da água.

Jornal O Vigilante Online com Marcia Vaz Barbosa, Jornalista do Colmeia Leopoldina.



















