Participaram da votação 79 estudantes do curso de Pedagogia. O DA estava inativo há 4 anos, desde a pandemia da COVID-19. Conheça os eleitos e confira o resultado da eleição.
Foi realizada esta semana, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Leopoldina, a eleição do seu Diretório Acadêmico (DA), que estava inativo há 4 anos devido à pandemia do COVID-19.
Para o mandato que se inicia neste mês de junho e vai até junho de 2024 foram eleitos alunos do curso superior de Pedagogia, ofertado pela UEMG no município, atualmente com 134 alunos. Deste total, 79 pessoas registraram-se para votar. A chapa foi aprovada por 78 pessoas, que votaram sim. Apenas uma pessoa votou não. Não houve votos brancos ou nulos
O novo DA é composto pelo Presidente Lucas Camargo Evangelista (5º período), Vice-Presidente Luciana Aparecida Santos Horácio Miguel (7º período), Secretária Kauane Martins Belarmino Branques (3º período), Vice-Secretária Anita Valentim França (1º período), Tesoureira Scarllatte Sthéphany da Silva Santos Ribeiro (5º período) e Vice-Tesoureiro Eduardo Júnior Silva Resende (5º período).







Com apenas uma chapa inscrita para formação do Diretório Acadêmico, a eleição foi conduzida por uma comissão eleitoral escolhida em assembleia estudantil (foto), formada por Helena Silva Pina (1º período), Carolayne Silva Vital (3º período) e Priscila Vieira Coelho (1º período).
“Queremos atuar na luta por melhorias pra Leopoldina e região”, declarou Lucas Camargo Evangelista, destacando que o crescimento da UEMG é importante para Leopoldina e região. Ele citou como uma das reivindicações para a UEMG a conquista de uma sede própria. “Dentre outras iniciativas também queremos trabalhar junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e por políticas públicas para crianças”, acrescentou.
A chapa inscrita para a composição do DA apresentou suas propostas através de uma carta aberta à comunidade acadêmica.

De acordo com a professora e vice-diretora da UEMG/Unidade Acadêmica, Dora Stephan, a retomada do Diretório Acadêmico não só é algo que já está sendo esperado há algum tempo, como também é de vital importância para a instituição. Além do ganho político, pois esta é a melhor forma de mobilização, o DA representa um ganho para a busca do aprimoramento da Unidade, pois com a parceria dos estudantes é possível fazer mais eventos de cunho científico, cultural e mesmo esportivo. “É uma grande conquista”, declara a professora.
O Coordenador do Curso de Pedagogia, Jardel Costa Pereira, endossa a opinião da colega de trabalho, ressaltando que “juntos podemos mais”. Ele complementa que desde as tratativas para a retomada das atividades do DA, os gestores têm dado todo apoio aos estudantes. Neste sentido, aplaude a iniciativa e deseja que a chapa eleita tenha bastante êxito.
Inaugurada em 27 de abril de 2011, a UEMG em Leopoldina oferece o curso superior de Pedagogia e Projetos de Pesquisa e Extensão, dentre outras atividades relacionadas à área. Seu Diretor é o Professor Doutor Rodrigo Fialho Silva.
Jornal O Vigilante Online



















