Objetivo é antecipar visitas a lotes desocupados e também a conscientização e mobilização da população para a prevenção a incêndios.


O 7º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina, em parceria com a Prefeitura Municipal de Leopoldina, desenvolve, ao longo do mês de Abril, a Operação Alerta Verde.
A operação consistirá em vistoriar lotes e terrenos urbanos, nos termos da Lei Municipal nº 3.761, de 23 de março de 2007, que dispõem sobre a limpeza e conservação dos terrenos públicos e particulares localizados no perímetro urbano do município.
continua depois da publicidade
De acordo com a corporação, com a diminuição das chuvas em decorrência do período de estiagem, aumentae a incidência dos incêndios em vegetação e, consequentemente, diminui-se a qualidade do ar, a fertilidade do solo, a disponibilidade das viaturas para outras ocorrências e aumenta-se também uma série de outros problemas como interrupção de energia elétrica, ameaça de edificações pelo fogo, morte da fauna e flora, etc.
A operação é desenvolvida de forma que, após ter seu lote vistoriado, o proprietário irregular nos termos da lei supracitada, será notificado a sanar as irregularidades apontadas no Boletim de Ocorrência gerado pelos Bombeiros Militares vistoriadores e enviado à Prefeitura. Mantendo-se as irregularidades, o proprietário poderá ser multado.
Dessa forma, espera-se que a execução da responsabilidade individual reverta-se em ganho coletivo através da diminuição das queimadas. O Corpo de Bombeiros ressalta que conforme artigo 225 da Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
continua depois da publicidade
Para a corporação, “lote limpo é lote seguro”, pois a vegetação devidamente controlada, sem uso do fogo para a retirada da mesma, evita incêndios, focos de de dengue, criação de abrigos para animais peçonhentos, etc.
Clique aqui para acessar a Lei Municipal nº 3.761



Jornal O Vigilante Online












