Organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, a Conferência Municipal acontece no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira e antecede a Conferência Nacional, de 2 a 5 de julho, em Brasília.
De 2 a 5 de julho, em Brasília, será realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde, a 17ª Conferência Nacional de Saúde. Este ano o tema é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
A Conferência Nacional é precedida por etapas municipais, que acontecem desde novembro até este mês de março. As etapas estaduais e do Distrito Federal estão programadas para o período de abril a maio de 2023.
Em Leopoldina, a 8ª Conferência Municipal de Saúde está prevista para o dia 29 de março, no Anfiteatro do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, de 08h às 18h. A etapa municipal da Conferência será organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina.
continua depois da publicidade
Essa etapa acontecerá com base em documentos produzidos pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Conselho Estadual de Saúde de sua Unidade da Federação e pelo Conselho Nacional de Saúde, com os objetivos de analisar a situação de saúde no âmbito municipal, estadual e nacional; debater o tema e os eixos temáticos, analisando as prioridades locais de saúde, para a revisão dos Planos Municipais de Saúde, elaborados para os anos de 2022 a 2025; formular propostas no âmbito do município para elaboração do Plano e Ação, com vistas a incorporar o conceito do Direito à Saúde no debate público, de forma a ampliar a defesa do SUS no Brasil.
A Conferência Nacional de Saúde e suas etapas municipais, estaduais e do DF, representam a oportunidade para mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca das necessidades e prioridades para cada território, da saúde como direito e em defesa do SUS.
A programação da 8ª Conferência Municipal de Saúde de Leopoldina, dia 29 de março, terá início às 07h30, com o credenciamento dos participantes. A abertura acontece às 08h15. 09h – Lutianni Dias Brazolini (“Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Especialista em Política e Gestão da Saúde – GRS); 10h – Intervalo; 10h30 – Aline Costa Rezende (Apresentação sobre os 4 Eixos Temáticos. Diretora Regional de Saúde); 11h30 – Prática Exitosa em Saúde – Juliana Cintra Silva (Trabalho do Banco de Leite Humano de Leopoldina – Enfermeira – Polo de Saúde).
continua depois da publicidade
A Conferência terá um intervalo para almoço a partir das 12h. Às 13h30 – Apresentação do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado (Projeto Musicoterapia da Alegria); 14h – Salas Eixos temáticos (Sala 01 – Eixo 1: O Brasil Que Temos. O Brasil Que Queremos; Sala 02 – Eixo 2: O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais; Sala 03 – Eixo 3: Garantir Direitos e Defender o Sus, A Vida e a Democracia e Sala 04 – Eixo 4: Amanhã Será Outro Dia para Todos, Todas e Todes); 16h – Plenária (Votação Propostas / Eleição Delegados 10ª Conferencia Estadual de Saúde de MG). O evento será encerrado às 18h.
Inscrições para a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Leopoldina podem ser feitas pelo link:
https://forms.gle/RSRQ53EMw2D1GRaT6

Jornal O Vigilante Online












