O Dia Nacional do Consumidor é celebrado no dia 15 de março. E para relembrar a data, o Procon Leopoldina elaborou uma cartilha que serve de alerta para que os consumidores fiquem atentos a golpes, ao compartilhamento de dados financeiros e informações pessoais, sobretudo por telefone e no comércio online. E dá a dica de como preveni-los.
Munidos de muita persuasão e armadilhas tecnológicas, os golpistas usam de diversos meios para conseguir informações confidenciais. Um deles, é através do telefone. O criminoso se passa por um gerente de banco e solicita que a vítima efetue transferências financeiras para “testes” em sua conta.
continua depois da publicidade
Assim, achando que está falando com alguém confiável, a pessoa acaba passando seus dados, endereço, número do CPF e até o nome do gerente da conta bancária.
“É preciso tomar cuidado e a única arma para coibir essas fraudes é não atendendo o telefone. O consumidor precisa saber que banco não entra em contato fazendo esse tipo de abordagem. Então, a melhor dica é: desligue o telefone em qualquer circunstância! O mesmo vale para mensagens via e-mail ou WhatsApp. E no caso de perceber algum contato telefônico suspeito, denuncie ao Procon. As denúncias nos ajudam e tornar público esses casos, evitando que os criminosos façam novas vítimas”, disse Ronney de Paula Oliveira, chefe do Procon Leopoldina.

Prefeitura de Leopoldina
continua depois da publicidade











