Nova diretoria do Esporte Clube Ribeiro Junqueira toma posse e anuncia novidades para 2023
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Nova diretoria do Esporte Clube Ribeiro Junqueira toma posse e anuncia novidades para 2023

Nova diretoria do Esporte Clube Ribeiro Junqueira toma posse e anuncia novidades para 2023
Fotos: O Vigilante Online

O professor Rodrigo Baptista Ramos (Colégio Equipe) assumiu a presidência do clube, que terá seu estádio ampliado e remodelado, nova identidade visual e uma parceria com a R9 – Ronaldo Academy, do “Fenômeno” Ronaldo Nazário.

A nova diretoria do Esporte Clube Ribeiro Junqueira foi empossada durante solenidade realizada na noite da última segunda-feira, 19 de dezembro, no auditório do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, em Leopoldina. Para o mandato 2023/2026 o rubro-negro leopoldinense será presidido pelo professor e diretor do Colégio Equipe – Rodrigo Baptista Ramos (foto baixo), que assume o comando do RJ após a gestão do ex-deputado e ex-prefeito de Leopoldina, Bené Guedes.

Além do presidente Rodrigo Baptista, a diretoria conta com o vice-presidente/diretor administrativo e operacional Cristiano Fófano, Arthur Ramos – diretor de patrimônio, Assis Oliveira – diretor financeiro, Paulo Sérgio – secretário financeiro, Paulo Sérgio – secretário operacional, Guilherme Ferraz – diretor social, Francisco Pereira (Kito) – diretor de futebol, José Carlos Cabral do Nascimento (Caial) – diretor de masters, Luiz Fernando (Nando) – assessor de futebol master, Gilmar Pimentel – assessor de futebol voluntário e Bernardo Guedes – assessor jurídico voluntário.

Desportistas, autoridades locais, representantes da imprensa, familiares dos diretores empossados, dentre outros convidados prestigiaram o evento.

Após os pronunciamentos do presidente de honra do clube, Bené Guedes, do novo presidente Rodrigo Baptista e do prefeito Pedro Augusto, o vice-presidente Cristiano Fófano relembrou a trajetória de glórias do time desde sua fundação pelo professor José Botelho Reis, em 27 de agosto de 1911 e apresentou a nova identidade visual do clube.

Outras duas novidades foram comunicadas durante a reunião: o projeto de ampliação e remodelação do Estádio Guanahyro Fraga Motta e a revelação de uma parceria firmada entre o Ribeiro Junqueira e a Ronaldo Academy (R9), que coloca o rubro-negro leopoldinense na vanguarda do esporte regional, entusiasmou a todos os presentes no Centro Cultural.

O projeto de ampliação e a remodelação do Estádio Guanahyro Fraga Motta foi elaborado pelo Arquiteto Glaucyo Leite, que também é seu Responsável Técnico. O empreendimento prevê a construção de 09 lojas comerciais, que assegurarão receita orçamentária ao clube; espaço administrativo, espaço do torcedor, sala de troféus e um memorial permanente desde a fundação do Ribeiro Junqueira, formação das equipes, atletas, jogos históricos e conquistas.

Divulgação
Divulgação

A nova identidade visual do E. C. Ribeiro Junqueira vai da modernização ao resgate das origens do clube. Entre as principais mudanças estão a inserção da data de fundação “1911”, as estrelas laterais representando as principais conquistas regionais e estrela em destaque acima do escudo simbolizando sua maior conquista, o Campeonato Mineiro da Terceira Divisão de Profissionais 1989. Cristiano Fófano defendeu a alteração e lembrou que a intenção é resgatar o passado e impactar as novas gerações.

A nova camisa principal redesenha a ideia do escudo e as listras verticais pretas e vermelhas, resgatando a história da fundação do clube inspirada no Milan da Itália. O segundo uniforme é branco com as listras preta e vermelha na horizontal. O uniforme da comissão técnica representa o estilo moderno e rebuscado, rompendo as tradições e promovendo novas possibilidades.

Divulgação

O nome do clube
O nome Ribeiro Junqueira Sport Club foi uma homenagem à família e ao deputado Ribeiro Junqueira, que mais tarde se tornou presidente honorário e patrono do clube. O primeiro presidente foi o professor José Botelho Reis e posteriormente seu presidente de honra.

A escolha das cores
As cores do time foram inspiradas em um postal vindo da Itália, muito comum na época, o qual trazia em sua ilustração o Estádio do Milan da Itália com seu escudo, cores e seu uniforme em listas para baixo em preto e vermelho.

Títulos
Os primeiros títulos de Campeão foram conquistados pelo Ribeiro Junqueira em 1914 (Campeonato Leopoldinense), 1921 (Taça Sul América Visconde do Rio Brando / MG), 1927 (Taça Gazeta de Leopoldina) e Bicampeão em 1928 (Taça Gazeta de Leopoldina).

O primeiro grande título, em 1948, foi o de Campeão Zona da Mata Mineira. Títulos Mineiros: Campeão Mineiro BR-116 em 1967, Campeão Mineiro do Interior em 1969; Títulos das principais Ligas e Federação: Hexacampeão Regional 1983-84-85-86-87-2006 (LEL), Tricampeão Regional 1984 – 85 – 2014 (LEC), Bicampeão Regional 1967 – 1985 (LFJF) e Campeão da 3ª Divisão 1989 (FMF).

Memória: Ribeiro Junqueira no Maracanã em 1957
Durante a apresentação das novidades para 2023, um histórico momento vivido pelo clube em 1957 foi destacado, quando o E. C. Ribeiro Junqueira, Tricampeão da Zona da Mata faz o jogo preliminar entre Brasil x Peru, no Maracanã, Rio de Janeiro, para um público de 137.522. Na ocasião o RJ venceu por 2 x 1 a equipe do G. E. Tyresoles.

O Jornal O Vigilante Online acrescenta a este fato que naquela partida no Maracanã o RJ entrou em campo sob o comando do saudoso professor Getúlio Subirá, que em entrevista exclusiva e histórica ao jornal publicada em abril de 2015 contou detalhes sobre este e outros momentos relacionados ao Ribeiro Junqueira. Clique aqui para conferir a entrevista.

O presidente Rodrigo Baptista destacou que o Ribeiro Junqueira tem todas as certidões negativas, não tem nenhum débito e está pronto para crescer, graças ao trabalho desenvolvido pelo seu antecessor na presidência do RJ, Bené Guedes.

Uma parceria estabelecida entre o Ribeiro Junqueira e a “R9” Ronaldo Academy, do empresário Ronaldo Nazário – o “Fenômeno”, foi revelada no encontro. De acordo com o vice-presidente Cristiano Fófano, o projeto prevê o trabalho com crianças da faixa etária de 4 a 17 anos de idade, formando atletas. A grande proposta para o Ribeiro Junqueira nesta parceria consiste na participação de 50% para a R9 somente na primeira negociação de contratos daqueles atletas que se destacarem. Nas seguintes transações o Esporte Clube Ribeiro Junqueira terá direito a 100% da transação.

Manifestações de apoio ao Ribeiro Junqueira marcaram posições dos representantes do Legislativo e Executivo municipais. Vereadores confirmaram que incluirão o Clube em suas emendas impositivas anuais e o prefeito Pedro Augusto anunciou que a Prefeitura de Leopoldina apoiará com uma mensalidade de R$ 15 mil reais. “A parceria será feita através da participação de todos os alunos das escolas públicas do município que quiserem. Eles participarão de uma seleção pelo Ribeiro Junqueira e os selecionados terão sua participação no futebol paga integralmente pela Prefeitura”, assegurou.

Conforme observou o prefeito é preciso viabilizar essa iniciativa e fazer com que o Ribeiro Junqueira ocupe novamente o seu lugar de destaque na Zona da Mata. “Precisamos encampar esta ideia”, declarou Pedro Augusto.

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram






 

A cópia de conteúdo não é permitida