Busto do Mestre Vitalino Duarte é inaugurado na Praça Félix Martins em Leopoldina
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Busto do Mestre Vitalino Duarte é inaugurado na Praça Félix Martins em Leopoldina

Busto do Mestre Vitalino Duarte é inaugurado na Praça Félix Martins em Leopoldina
Fotos: O Vigilante Online

Solenidade foi realizada na manhã deste domingo, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e feriado municipal.

Neste domingo, 20 de novembro, foi inaugurado na Praça Félix Martins, em Leopoldina, o busto em homenagem ao Mestre Vitalino Duarte, uma das figuras mais populares da história do município, cuja vida sempre esteve associada ao carnaval e outras manifestações culturais.

Representantes do Executivo, Legislativo, vários segmentos locais e grande número de populares prestigiaram a solenidade de inauguração do monumento.

Nascido em 1932, Vitalino faleceu em 2003, aos 70 anos de idade. Em 2014 seu nome foi aprovado pela Câmara de Leopoldina para denominar a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, após emenda de autoria do então vereador Oldemar Montenari ao Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo, passando a se denominar Lei Vitalino Duarte de Incentivo à Cultura, sancionada pelo prefeito da época, José Roberto de Oliveira.

Em 2017, por Indicação do saudoso vereador Rosalvo Flauzino foi sugerida a colocação de um busto em homenagem a Vitalino Duarte na Praça Félix Martins, iniciativa reforçada em 2020 por Indicação do vereador Rogério Campos Machado.

A inauguração do busto do Mestre Vitalino coincide com a comemoração do Dia da Consciência Negra, que em Leopoldina foi transformado em Feriado Municipal por meio de um Projeto de Lei de autoria do vereador Ivan Nogueira, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Pedro Augusto.

A confecção do busto do Mestre Vitalino foi realizada com recursos doados pelo prefeito Pedro Augusto referentes a dois meses de seus salários na prefeitura. A doação de sua remuneração como prefeito a entidades e causas de interesse público é um dos compromissos de Pedro Augusto.

Antes dos pronunciamentos e do descerramento da placa inaugural, baterias do Unidos do Pirineus e Fajardo e Companhia e do Corujão da Madrugada, de Tebas abrilhantaram a manhã, relembrando com seu ritmo a Escola de Samba Acadêmicos de Leopoldina, do Mestre Vitalino Duarte.

Discursaram no evento o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Alexandre Carlos Moreira; o presidente da Câmara, José Augusto Cabral; o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz, além do sobrinho de Vitalino Duarte, Márcio, que agradeceu em nome da família pela homenagem ao seu tio.

Em seguida, o busto do Mestre Vitalino foi oficialmente inaugurado, com o descerramento da placa pelas autoridades.

Luciano Baia Meneghite, artista e colega de imprensa pelo co-irmão Jornal Leopoldinense (na foto durante entrevista ao radialista Arnaldo Spíndola), se caracterizou de palhaço para homenagear o amigo Vitalino, que ao longo do ano alternava os papeis de folião, Papai Noel, palhaço, comunicador e divulgador cultural.

Familiares de Vitalino Duarte ao redor do busto em homenagem ao Mestre.
Com a amiga Lucília ao centro, Luciano Baía Meneghite (D) e Merquinho, caracterizados em homenagem ao Mestre Vitalino.

Baterias do Unidos do Pirineus e Fajardo e Companhia e do Bloco Corujão da Madrugada, de Tebas, abrilhantaram o evento, relembrando com seu ritmo a Escola de Samba Acadêmicos de Leopoldina, do Mestre Vitalino Duarte.

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida