Idosa moradora do Asilo Santo Antônio em Leopoldina comemora 100 anos
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Idosa moradora do Asilo Santo Antônio em Leopoldina comemora 100 anos

Idosa moradora do Asilo Santo Antônio em Leopoldina comemora 100 anos
Fotos: O Vigilante Online

O “Parabéns pra você” para Dona Orlandina foi realizado no salão do Asilo e reuniu idosos e colaboradores da Instituição, que organizaram a festa de aniversário.

Uma idosa que vive no Asilo Santo Antônio, em Leopoldina, completou 100 anos de idade na última terça-feira, dia 11 de outubro. Dona Orlandina Bichara que foi professora no distrito cataguasense de Vista Alegre, recebeu o carinho dos demais idosos e colaboradores da instituição.

A singela festa com direito a bolo e refrigerante foi organizada para comemorar o aniversário de Dona Orlandina, a vovó com a maior idade dentre os 54 idosos que vivem no Asilo Santo Antônio.

Apesar das dificuldades para enxergar e ouvir, Dona Orlandina aproveitou a festa e saboreou o bolo feito em sua homenagem.

A Reportagem do Jornal O Vigilante Online apurou que os idosos que residem no Asilo em Leopoldina têm idades entre 60 e 100 anos.

Funcionando 24 horas por dia, a tradicional instituição social foi fundada em dezembro de 1943 e completará 79 anos no final de 2022.

Atualmente os serviços prestados pelo Asilo Santo Antônio compreendem as áreas médica, enfermagem, fisioterapia, psicológica, assistência social e recreação.

Para atender as diversas atividades desenvolvidas pela entidade, cerca de 40 profissionais atuam no estabelecimento, distribuídos em turnos. São técnicos de enfermagem, enfermeira responsável técnica (RT), nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, psicóloga, cuidadores, cozinheiras, serviços gerais, além da equipe administrativa.

De domingo a sexta-feira os idosos podem participar dos cultos celebrados na Capela do Asilo Santo Antônio, celebrações que também são abertas ao público externo.

Idosos, como o advogado Emanuel Pena e o lavrador Agostinho Romualdo Neto (Netinho), que completa 87 anos no próximo mês de fevereiro, se tornaram amigos na convivência diária no Asilo Santo Antônio.
Encontro de gerações: o Sr. Carlos Alberto, 80 anos, ao lado do jovem cuidador Naate.

Visitas

Após o período de distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, as visitas aos idosos do Asilo foram retomadas no segundo semestre deste ano. A Reportagem observou a importância da socialização, seja através da conversa com os idosos ou do ouvir suas histórias e seus casos.

É o que faz semanalmente a jovem Júlia (foto), 18 anos, que estava presente durante a comemoração do aniversário de Dona Orlandina. Ela contou ao Jornal que gosta de visitar o Asilo para ajudar voluntariamente os idosos. “As vezes fico uma hora, duas horas ou até três horas em cada visita”, revelou.

Os interessados em visitar os idosos devem agendar ou informar à administração da entidade a data e horário que pretendem comparecer ao Asilo, para evitar aglomerações e facilitar o fluxo de pessoas nas dependências da instituição.

O Asilo Santo Antônio está localizado à Rua Monsenhor Elias Matos, 82, no Bairro Arthur Leão (Seminário), em Leopoldina.

Jornal O Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida