
Equinos são animais muito sensíveis aos problemas gastrointestinais, por terem um intestino bastante complexo, é necessário um cuidado minucioso no manejo desses animais, principalmente os estabulados. A época da seca é a mais complicada e na qual o índice de síndrome cólica aumenta muito mais pela falta de capim de boa qualidade, pela alteração de manejo e diminuição da ingestão de água e outros fatores, por isso nessa época do ano os cuidados com os equídeos devem ser dobrados.
Alteração de hábitos
Na natureza equinos são acostumados a viver soltos, pastejar e ingerir poucas porções de alimento por dia, se locomover todo tempo e interagir com outros animais. Com a domesticação, o homem quis controlar seus hábitos, e a estabulação facilitou essa ideia. Animais presos, sem acesso ao pasto e interação com outros animais criam estereotipias, já que são animais muito sensíveis ao estresse. Quando o animal está estressado, o sistema nervoso aumenta adrenalina no corpo que atrapalha a motilidade gástrica e toda fisiologia digestiva.
Manejo alimentar
Eles são animais herbívoros e sua dieta é dividida entre capim e ração. A dieta inadequada é o principal fator das cólicas, entre elas o excesso de amido (milho e cana) que aumenta carboidrato fermentável no intestino que além de cólica causa endotoxemias, por isso a silagem de milho e cana não são indicados em sua dieta.
Outro ponto são os capins de fibras de qualidade variável, alguns capins como capiaçu por exemplo não tem boa digestibilidade no organismo, as fibras não digeríveis causam uma massa/compactação, além de diarreias por infecção intestinal, por isso é sempre bom escolher uma forrageira de qualidade. Nunca se esqueçam que o capim picado fornecido no cocho tem validade, deve ser trocados a cada 12 horas e nunca deve estar exposto ao sol devido ao excesso da fermentação. Água limpa disponível.
Equinos já tem pouco hábito de ingerir água, principalmente na época do frio o que também prejudica a digestão, encorajem sempre o cavalo a ingerir água por isso deve ser limpa e de boa qualidade.

Verminoses
Parascaris e os strongylus são os principais causadores de síndrome cólica no equinos. Além de causar obstrução intestinal eles também causam desnutrição pois não deixam que o intestino absorva os nutrientes e as fibras não são também bem digeridas levando a uma diarreia compensatória que consequentemente desidrata o animal. Mantenha a vermifugação em dia.
Qualquer alteração brusca no manejo e na alimentação é um fator de risco. Respeite o hábito e a natureza do seu animal.
Lembre-se de nunca medicar ou realizar qualquer tipo de procedimento sem auxílio de um profissional, isso pode custar a vida do seu animal. Estou sempre à disposição para qualquer tipo de dúvidas. Aqui na Agropecuária e Selaria Tupy você encontra todos os tipos de remédios veterinários além do meu auxílio quando necessário. Você encontra também as melhores rações / concentrados com os melhores preços, entrem em contato e saiba mais.
Dra. Isabela de Castro Montan é Médica Veterinária (CRMV-MG 25459) e Pós Graduanda em Clínica e Cirurgia de Equinos.









