Encontro teve o objetivo de estabelecer as tratativas do Contrato Operacional Específico com a FCA, que autoriza a efetivação do Projeto Turístico Trem Rio-Minas que vai passar pelas cidades de Três Rios, Sapucaia, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Cataguases.
Foi realizada em Três Rios/RJ nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, a tão esperada reunião entre a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Amigos do Trem e a concessionária Ferrovia Centro Atlântica (FCA), para estabelecer as tratativas do Contrato Operacional Específico (COE).
O COE é o principal instrumento que formaliza e autoriza a efetivação do Projeto Turístico Trem Rio-Minas, além de estabelecer normas sobre a concessão de autorizações e compartilhamento do trecho entre a FCA e a Amigos do Trem. A reunião contou com a participação dos membros da Amigos do Trem, representantes da FCA/VLI, Sra. Fabíola Dourado, Bruna Andrade e Roberta Mathias; representantes da Prefeitura Municipal de Três Rios e os representantes da empresa EPC Engenharia.

Conforme informou Cyntia Nascimento, presidente da OSCIP Amigos do Trem, essa primeira reunião para as tratativas do COE foi extremamente produtiva e assertiva. “Essa é uma grande vitória para a Amigos do Trem e para a sociedade, pois faltava apenas este alinhamento para o projeto iniciar”, comentou.
Cyntia também agradeceu o apoio íntegro da concessionária Ferrovia Centro-Atlântica, Ministério Público Federal de Minas Gerais, ANTT, DNIT, VALE, Sebrae, Sumicity, Grupo Mil, as prefeituras responsáveis pelos trechos e os membros voluntários da Amigos do Trem e das regionais Sergipe e Pernambuco. “Agradecemos pela credibilidade e o apreço que todos têm pela Amigos do Trem”, completou, acrescentando que “em breve teremos mais informações sobre a elaboração do COE.”

O trem Rio-Minas vai passar por oito cidades: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro, e Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Cataguases, em Minas Gerais.
Jornal O Vigilante Online








