Mostra estará no 2º andar do Casarão de Piacatuba e tem como curadores Iano Oliveira e Márcia Vaz.
Esse ano o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, que tem início nesta quarta-feira, 27 de julho, apresenta uma novidade: a Exposição Distritos & Memórias.
Realizada pela Prefeitura de Leopoldina através da Secretaria de Cultura e da I8 Produções, a mostra estará no segundo andar do Centro Cultural Comunitário e Histórico Maria Pereira Barbosa, conhecido como “Casarão de Piacatuba”.
A exposição aborda a criação dos cinco distritos que compõem a área rural de Leopoldina, que é a segunda maior da Zona da Mata, perdendo apenas para Juiz de Fora. Algumas fazendas históricas serão citadas no trabalho.
A curadoria da Exposição é assinada pelo historiador Iano Oliveira e pela jornalista Márcia Vaz Barbosa, que pretendem mostrar a trajetória dos distritos, seus patrimônios culturais e também o desenvolvimento econômico de cada um deles.
De acordo com os curadores, o ouro é uma marca forte nesse caminho, que passa pelo café e mais tarde a pecuária e agricultura, que continuam fazendo parte da economia dos distritos atualmente.
A Exposição Distritos & Memórias tem média duração e ficará em Piacatuba (que é o distrito mais antigo) até o final desse ano.








