No dia 1° de maio de 2022 começou a 1° etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa em MG e vai até o último dia deste mês. A Febre Aftosa é uma doença infectocontagiosa de notificação compulsória, ou seja, quando diagnosticada deve ser imediatamente comunicado aos órgãos sanitários competentes (IMA E MAPA).
Não é uma zoonose, ou seja, não é transmitida ao.ser Humano. Seus prejuízos são em forma de Barreira Sanitária impedindo a exportação de carnes, amais e produtos de origem animal de países acometidos pela doença para países livres da mesma.
O QUE E FEBRE AFTOSA E COMO E TRANSMITIDA
É causada por INTEROVIRUS da família PICOMAVIRIDAE. É uma infecção viral aguda e altamente contagiosa. A maior parte da transmissão se da por meio de aerossoes, principalmente quando os animais estão aglomerados, embora haja evidencias que sobre certas condições o vírus possa se espalhar pelo vento por ate 50km. Também e transmitida por fômites e por produtos derivados.
ANIMAIS ACOMETIDOS
Acomete animais de cascos fendidos domésticos e silvestres, principalmente Bovinos, Caprinos, Ovinos e Bubalinos.
SINTOMATOLOGIA
Se caracteriza por lesões vesiculares, subsequentemente por erosões do epitélio da boca (aftas), narinas, focinho, tetos, ubere, pele e pes.
TRATAMENTO E CONTROLE
Não ha cura conhecida. A medida preventiva mais efetiva consiste na proibição de introdução de animais ou de produtos de origem animal nos países livres de Febre Aftosa. Portanto a a imposição das barreiras sanitárias. Nos países como o Brasil e utilizada a vacinação. Estamos tentando passar MG de área livre com vacinação para área livre sem vacinação. Para isso são feitas as campanhas de vacinação que são divididas semestralmente. Nesta primeira etapa devem ser vacinados todos os rebanhos BOVINOS ate 24 meses de idade e no semestre que vem todos os animais. Precisamos da colaboração de todos produtores rurais para vencermos a Febre Aftosa.
Fonte: MANUAL MERQUE DE VETERINÁRIA
Otavio Machado Barbosa é Medico Veterinário, Empresário, Consultor Rural, Diretor do Departamento Veterinário da FOB ( Federação Ornitológica Brasileira) e Presidente da ASSOMI (Associação Ornitologica Mineira).






