Leopoldina comemora 168 anos de Emancipação Político-Administrativa
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Leopoldina comemora 168 anos de Emancipação Político-Administrativa

Leopoldina comemora 168 anos de Emancipação Político-Administrativa
Fotos: Júlio Cabral/O Vigilante Online

O município de Leopoldina está em festa neste dia 27 de abril pela comemoração dos 168 anos de sua emancipação político-administrativa, graças à Lei Provincial nº 666, de 27 de abril de 1854.

Segundo o “Livro da Lei Mineira”, de 11 de maio de 1854, arquivado na Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, indexação feita tomando por base a publicação “As Denominações Urbanas de Minas Gerais”, a Lei 666, de 27 de abril de 1854 traz em sua Ementa:

“Lei elevando à categoria de Freguesia e de Vila o Distrito de São Sebastião do Feijão-Cru com a denominação de Vila Leopoldina, e contém outras disposições a respeito.”

Confira a íntegra do documento:
“O Doutor Francisco Diogo Pereira de Vasconcellos, Presidente da Província de Minas Gerais: Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa Provincial decretou, e eu, Sancionei a Lei seguinte:

Art. 1º – Fica elevado à freguesia o Distrito de São Sebastião do Feijão-Cru do Município do Mar de Espanha.
Art. 2º – Fica elevada à categoria de Vila com a denominação de – Vila Leopoldina – a Freguesia de São Sebastião do Feijão-Cru criada por esta Lei.
Art. 3º – O Município da Vila Leopoldina fica pertencendo à Comarca do Pomba e compreenderá os Distritos da Vila, Piedade, Rio Pardo, Madre de Deus, São José do Paraíba, Conceição da Boa-Vista, Capivara, Laranjal, Meia Pataca, desmembrados dos Municípios do Mar de Espanha e Presídio.
Art. 4º – Ficam pertencendo: § 1º – Ao Distrito do Capivara, e Freguesia do Meia Pataca, as Fazendas de D. Joaquina Maria, e seus filhos, denominada do Sul -, de José Antônio Alves, de José de Carvalho da Costa, e de Francisco de Assis, desmembradas da Freguesia e Distrito do Muriaé, e a de João Pedro de Souza, desmembrada da Freguesia do Rio Novo.
§ 2º – Ao Distrito e Freguesia de São José do Paraiba a Fazenda denominada – Babilônia -, desmembrada do distrito da Madre de Deus, e os moradores nas vertentes do ribeirão da Conceição desde sua barra no Rio Paraiba até a divisa do Distrito de Santo Antônio do Aventureiro pelas cabeceiras daquele ribeirão.
Art. 5º – Ficam revogadas as disposições em contrário.
Mando, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir, tão inteiramente como nela se contém.
O Secretário desta Província a faça imprimir, publicar e correr.
Dada no Palácio da Presidência da Província, aos 27 de abril de 1854.
Francisco Diogo Pereira de Vasconcellos – Presidente da Província.”

Antes de sua emancipação, ainda na condição de distrito de Mar de Espanha, o futuro município era chamado de São Sebastião do Feijão Cru, homenagem a seu padroeiro e ao ribeirão que atravessa seu território. O nome Leopoldina foi inspirado na filha do Imperador do Brasil, Dom Pedro II, a princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon.

Eventos
A programação oficial divulgada pela Prefeitura de Leopoldina teve início na noite desta terça, dia 26, com a apresentação de Luan Severo, às 21h00, na Praça Félix Martins.

Nesta quarta, 27 de abril, será realizado o tradicional ato cívico no Paço Municipal, às 09h00. Às 10h30, na Praça Félix Martins, apresentações das Bandas Lira 1º de Maio e Princesa Leopoldina, com distribuição de pipoca e algodão doce.

Também às 10h30, no Estádio Guanahyro Fraga Mota, o campo do Esporte Clube Ribeiro Junqueira, abertura da 1ª Supercopa Leopoldina de Futebol Amador.

À noite, a partir das 20h00, apresentam-se na Praça Félix Martins os “Violões Enluarados” e “Grupo de Dança Pérola Negra”. Em seguida, às 21h00, apresentação de “Serafins & Convidados”.

Composto pela sede – Leopoldina e pelos distritos de Abaíba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueira e Tebas, o município ocupa uma extensão territorial de 943,1 Km2 na Zona da Mata de Minas Gerais. Fazem divisa com Leopoldina: Cataguases, Laranjal, Recreio, Pirapetinga, Estrela Dalva, Volta Grande, Além Paraíba, Santo Antônio do Aventureiro, Argirita, São João Nepomuceno, Descoberto e Itamarati de Minas.

Jornal o Vigilante Online

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida