Palestra ‘Reprodução Assistida – Transferência de Embriões’ é destaque na 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras de Leopoldina
Radio 104,3
(32) 991734242 contato@ovigilanteonline.com

Palestra ‘Reprodução Assistida – Transferência de Embriões’ é destaque na 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras de Leopoldina

Palestra ‘Reprodução Assistida – Transferência de Embriões’ é destaque na 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras de Leopoldina
Fotos: O Vigilante Online

Estudantes dos cursos de Zootecnia do IF Sudeste de Rio Pomba e medicina-veterinária da Faculdade Sudamérica de Cataguases, além de produtores rurais, dentre outros segmentos prestigiaram a palestra, promovida pelas Fazendas do BASA.

Na quinta-feira (21), uma importante palestra sobre “Reprodução Assistida – Transferência de Embriões” foi promovida em Leopoldina pelas Fazendas do Basa, do pecuarista Evandro Guimarães.

Realizada durante a 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras, cujo encerramento está previsto para o final da tarde desse sábado (23), a palestra foi proferida pelo Gerente Técnico do Setor de Embriões da ABS Central de Semen (inseminação artificial), de Uberaba, Tito Nunes Rodrigues.

O palestrante Tito Nunes Rodrigues.

No Salão de Eventos da Coopleste, 45 estudantes do curso de graduação em Zootecnia do IF Sudeste, de Rio Pomba, 30 estudantes de graduação em medicina-veterinária da Faculdade Sudamérica, de Cataguases, além de produtores rurais, médicos veterinários, dentre outros, prestigiaram a palestra, considerada um dos pontos altos da programação do evento.

“A palestra teve o objetivo de apresentar ferramentas de fertilização in vitro de embriões – ferramenta reprodutiva para o gado leiteiro, apresentar para os estudantes, que talvez não tenham tanto contato com essa ferramenta e tirar algumas dúvidas dos produtores que já tiveram contato e já conhecem um pouco, direcionar como usar, o que fazer e o que não fazer para ter um sucesso melhor nessa ferramenta”, esclareceu Tito Nunes Rodrigues, que há 10 anos trabalha com as Fazendas do BASA.

Ao jornal O Vigilante Online, Tito revelou que ficou muito satisfeito ao ser convidado para esta palestra. “É muito difícil você ver esse tipo de iniciativa. Geralmente a gente reúne produtores para divulgar uma ferramenta ou um produto numa relação direta com quem está ouvindo. Trazer o estudante, que é quem vai formar a opinião no futuro, quem vai trabalhar com a ferramenta e ter o embasamento para falar sobre aquilo da forma que realmente tem que ser é uma fantástica iniciativa do Sr. Evandro Guimarães, porque a gente consegue pensar a longo prazo e atingir pessoas que não conseguiríamos atingir de forma direta. Com a ajuda desses profissionais que estão entrando no mercado, conseguimos atingir muito mais gente e com informação de qualidade.”

O médico-veterinário Simeão Feres (foto), das Fazendas do BASA, avalia que o embrião é um caminho sem volta, principalmente para os pequenos e médios produtores. “O pecuarista Evandro Guimarães é um divisor de águas para a nossa região. Ele não quer crescer sozinho, ele quer que todos evoluam, tenham esse crescimento genético. E hoje, a aspiração em animais de consistência genética, com genoma, com confiança, você aumenta muito essa oferta de animais de qualidade, Gir leiteiro de qualidade, o Girolando Plus.”

Simeão Feres, médico-veterinário das Fazendas do BASA.

Ao final da palestra, 3 pacotes com 3 embriões de meio-sangue, custeados pelas Fazendas do BASA foram sorteados. Os ganhadores foram Celina Maria Soares Monteiro de Barros, da Fazenda Monte Alegre, em Rosário da Limeira; o médico-veterinário Leandro Meireles Veiga, do Sítio Serrinha, em Argirita e Natália da Mata Campos, de Piacatuba.

Apoio: Fazendas do BASA

Jornal O Vigilante Online

leia também:

Comentários Facebook

Confira aqui as principais notícias de Leopoldina e região






📱 Acompanhe o jornal O Vigilante Online no Facebook e Instagram




 

A cópia de conteúdo não é permitida