Neste sábado, 26 de março, na cidade de Cataguases, subárea da 146ª Cia. do 68° Batalhão da Polícia Militar de Leopoldina, o atendimento 190 da corporação recebeu uma ligação desesperada do pai de uma criança de um ano que estava engasgada. Nesse momento, o cabo Teodoro, atendente do 190, deslocou uma viatura policial e orientou o pai da criança quanto aos procedimentos de primeiros socorros conhecidos como “manobra de Heimlich”.
Após alguns minutos de angústia a criança desengasgou e logo veio o primeiro choro para alívio de todos.
Com a chegada da viatura ao local, a criança foi encaminhada ao Pronto-Socorro Municipal do Hospital de Cataguases para exames complementares e sem risco de morte.
O pai do bebê disse que toda a família ficou desesperada, pois o filho estava com a pele roxa, tinha parado de respirar e que na hora do sufoco só lembrou em ligar para a emergência policial (190).
De acordo com a Polícia Militar, o conhecimento técnico, aplicação de instrução acadêmica e profissionalismo geraram comoção social e admiração pelo rádio-operador da Sala de Operações da Fração (SOF).

Muitos da comunidade fizeram ligações para o quartel e para a central de atendimento de 190, parabenizando o militar. “Em pouco mais de 11 anos nas fileiras da Polícia Militar, esse atendimento causou-me uma sensação indescritível. Uma vida foi salva. Foi Deus quem me conduziu no momento de passar as orientações para o pai/solicitante”, salientou o cabo Teodoro.
Por Polícia Militar de Minas gerais







